TIMOR-LESTE - HB - LUSA
Lisboa, 17 out (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, iniciou hoje uma visita ao Sudão do Sul, com vista ao estabelecimento de relações diplomáticas entre dois dos mais jovens países do mundo, informa um comunicado das autoridades de Juba.
À chegada ao aeroporto de Juba, Xanana Gusmão salientou as semelhanças históricas dos dois estados e também o facto de ambos serem ricos em recursos naturais.
"Partilhamos o mesmo passado, as mesmas dificuldades e também os desafios que se encontram no nosso caminho", declarou o chefe do Governo de Timor-Leste. "Chegou o momento de nos sentarmos e ajudamo-nos mutuamente", acrescentou.
Nos próximos dias, segundo o mesmo comunicado, Xanana Gusmão vai manter contactos com as autoridades do Sudão do Sul nos domínios da consolidação da paz e na construção das instituições públicas, nos desafios colocados às forças armadas e veteranos.
O Sudão do Sul nasceu a 9 de julho último, após 12 anos de guerra civil. É rico em petróleo, embora a maior parte das infraestruturas, como oleodutos e portos se encontre no norte de que se separou.
Timor-Leste declarou a restauração da independência, em 20 de maio de 2002, depois de 24 anos de domínio indonésio, e as suas águas são também ricas em petróleo e gás natural.
Xanana Gusmão disse hoje que dirige uma nação jovem mas que o Sudão do Sul é ainda um "país bebé", a precisar de apoio, e disponibilizou-se a partilhar a sua experiência ao novo estado africano para que possa ultrapassar os desafios que se avizinham.
1 comentário:
Caro Alexandre Gusmão,
Voçê não consegue resolver os problemas do seu povo nas montanhas, ao final de 4 anos as estradas estão piores do que quando voçê chegou ao poder.
Agora vai tentar resolver os problemas do Sudão do Sul??
Enfim Timor quem te vê e quem te viu.
Por favor resolva os problemas de Timor Leste e do seu povo é para isso é que voçê foi eleito.
Beijinhos da Querida Lucrécia
Enviar um comentário