terça-feira, 18 de outubro de 2011

INDIGNADOS DO RIO DE JANEIRO PREPARAM ACAMPAMENTO NA CINELÂNDIA




PULSAR

As manifestações do Movimento dos Indignados, que tomaram as ruas de vários países do mundo, tiveram repercussão no Rio de Janeiro. No próximo 22 de outubro será montado um acampamento na Cinelândia, Centro da cidade.

 
Um grupo de aproximadamente 150 pessoas realizou um protesto neste sábado na praça se unindo às manifestações globais do dia 15 de Outubro. Os manifestantes explicam que devido a contratempos não levantaram acampamento, como foi feito no Vale do Anhangabaú, na capital paulista.

Apesar disso, se organizaram para realizar uma ocupação permanente, no próximo sábado, 22 de outubro. Além de se unirem aos protestos globais que questionam o tipo de desenvolvimento econômico levado a cabo por governos neoliberais, no Brasil o movimento esboça críticas específicas.

Entre elas estão: ao novo Código Florestal que permite o aumento da destruição do meio ambiente; à ação dos bancos e empreiteiras que se aproveitam do dinheiro dos contribuintes ; à remoção de famílias e comunidades devido às obras para a Copa de 2010 e para as Olimpíadas de 2016; aos impactos causados por grandes obras para a geração de energia elétrica não-sustentáveis; ao uso indiscriminado de agrotóxicos pelo agronegócio; dentre outras.

Assim como nas outras partes do mundo, o movimento no Brasil se declara apartidário e asindical e defende a pluralidade de pensamentos e opiniões. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana