terça-feira, 18 de outubro de 2011

Timor-Leste: Avanços no processo eleitoral e ambiente político satisfazem Ban Ki-moon




PDF - LUSA

Nova Iorque, 18 out (Lusa) - O ambiente político em Timor-Leste é positivo, tal como a situação de segurança, e a preparação das eleições gerais de 2012 progride de forma satisfatória, considera o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

"A realização de eleições credíveis e pacíficas, por uma segunda vez desde a crise de 2006, será um marco crítico para Timor-Leste", refere Ban Ki-moon no relatório a que a Lusa teve acesso.

O secretário-geral da ONU afirma-se "satisfeito" com os progressos registados pelas entidades responsáveis pela organização das legislativas e presidenciais de 2012, com apoio da missão da ONU no país (UNMIT).

"Dada a situação de segurança geralmente calma e o ambiente político positivo, tal como o comprometimento com um processo eleitoral pacífico, a UNMIT e o governo estão a avançar com o processo de transição na base de que a situação geral se irá manter estável e pacífica", refere.

Neste cenário, poderia concretizar-se o objetivo de partida da UNMIT no final de 2012, remetendo-se a ONU a um papel de aconselhamento político e apoio humanitário em Timor-Leste.

No relatório, Ban Ki-moon elogia o compromisso de "todos os líderes, partidos políticos e sociedade civil" para com "a paz e estabilidade em todo o país", no atual período pré-eleitoral.

Em particular, salienta os esforços dos líderes timorenses para manter um diálogo contínuo através da iniciativa "Maubisse II" e incentiva a sua continuação ao longo do processo eleitoral, que permitiria "ajudar a alimentar a confiança entre a população para participar nos processos político e eleitoral".

O relatório cobre o período entre 8 de janeiro e 20 de setembro deste ano.

O documento está a circular entre os membros do Conselho de Segurança, que o irão discutir em novembro, durante a presidência portuguesa do órgão das Nações Unidas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana