sexta-feira, 21 de outubro de 2011

KHADAFI DEIXOU 1300 MILHÕES DE EUROS NA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS




Bárbara Reis - Público

Primeiro depósito chegou a Portugal em 2008

A Caixa Geral de Depósitos tem neste momento 1300 milhões de euros de fundos estatais da Líbia depositados em quatro contas que foram congeladas em Março ao abrigo das sanções internacionais contra o regime de Khadafi, confirmou o PÚBLICO junto de várias fontes da banca, do Governo e da diplomacia ao longo dos últimos sete meses.

Contactada, a Caixa não quis comentar. O primeiro depósito chegou a Portugal em 2008, depois de Khadafi, de forma intempestiva, ter levantado todo o dinheiro dos fundos públicos líbios que estava depositado em bancos suíços. O gesto do antigo ditador foi uma represália contra a prisão, no Verão desse ano, do seu filho mais novo, Hannibal Khadafi, e da mulher, na altura grávida de nove meses.

*Leia mais no PÚBLICO de hoje e na edição online exclusiva para assinantes. Trabalho inclui análise de Jorge Almeida Fernandes sobre a prioridade não ser o processo eleitoral, mas o início da formação de um Estado, e a biografia do ditador que governou a Líbia como “uma plantação de escravos”, por Margarida Santos Lopes.

Sem comentários:

Mais lidas da semana