sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O ESPÍRITO QUE ANDA NA CIDADE




PAULO FRANÇA – DIRETO DA REDAÇÃO, em Espaço Livre
        
O Rio de Janeiro está fervilhando de turistas e de novas obras, reformas, pontes, metrôs, prédios, hotéis. O Rio está bombando! E muitos dos visitantes querem conhecer o espírito que se apossa dos moradores. Inclusive, é comum ouvir de imigrantes com algum tempo de “casa” que eles se consideram cariocas. Que coisa estranha!

Então, os visitantes querem ser cooptados pelo espírito que circula pelas ruas, becos, vielas, sobe as montanhas, vai às praias, aos desfiles das escolas de samba, sai nos blocos de carnaval, vibra no Maracanã, vai ao trabalho e aos estudos normalmente.

Querem saber o nome desse espírito que faz o carioca ser considerado o povo mais feliz do planeta, conforme uma pesquisa mundial. Que nos protege da sórdida campanha da imprensa corporativa, com a televisão aumentando além do proporcional fatos que ocorrem em qualquer grande cidade, e nos faz ser amado pelo mundo, apesar de tudo. O Rio está sendo todo recuperado, melhorado, com novas instalações, novos museus. Tudo do bom e do melhor!

Esse espírito que anda por aqui também faz com que a cada dia os habitantes da Cidade Show se apaixonem ainda mais por ela. E está levando inúmeras pessoas, inclusive profissionais como administradores, engenheiros, advogados, jornalistas, professores, especialistas em relações internacionais e outros a lotarem os cursos formadores de guias de turismo.

E o que move muitas dessas pessoas não é o ganho financeiro trazido pelas multidões para a Copa, Olimpíada, nova visita do Papa, já que a maioria tem suas atividades profissionais consolidadas. É a oportunidade de atuarem como orgulhosos Embaixadores do Rio. Até porque essa já foi mesmo uma atividade diplomática formal.

Há guias de turismo de diversas nacionalidades, de crescente profissionalismo. Eles amam a cidade e enchem a boca para elogiar as belezas naturais, como a praia mais famosa do planeta, a maior floresta urbana do mundo, o belo Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara com céu de diamante. Também se fartam com os atrativos construídos, entre elas o Cristo Redentor (que participa de campanhas cívicas), museus e igrejas, as obras de Niemeyer, os palácios da Belle Époque carioca, os jardins de Graziou e de Burle Marx, os chafarizes e estátuas de Mestre Valentim, um filho de escrava por quem o rei tinha grande conta e respeito. A Cidade Show tem seus guias pela Natureza, subindo montanhas, descendo rios, percorrendo trilhas.

A cada mês chegam mais e mais visitantes, fazendo com que o Rio esteja com 90% de ocupação da rede hoteleira ao longo do ano. O bilionário Eike Batista está reformando o Hotel Glória para ser um dos dois únicos Seis Estrelas do planeta. Vêm pessoas comuns, celebridades, reis, rainhas, príncipes e princesas europeus. Alguns “embaixadores” até formaram uma Corte Real fictícia entre eles, com duquesas, marquesas, condes e altezas em geral, demonstrando o enorme apreço que têm pelo profundo legado que a Família Real deixou ao Rio.

Os visitantes desejam encontrar o espírito que anda pela cidade. Por isso, vão às praias, aos shows noturnos no Centro, aos bares da Lapa, passeiam no bondinho de Santa Tereza, usam havaianas, bebem cerveja e caipirinha com os cariocas, arriscam gingados na cadência do samba.

Mas é preciso tempo de “casa” para ser tomado pelo espírito. Só então vão descobrir porque o carioca é o povo mais feliz do planeta! Aí, sim, vão descobrir o nome desse espírito que anda pelo Rio de Janeiro, a Cidade Show.

*Paulo França é jornalista, especialista em História Contemporânea, em Política e Estratégia e um orgulhoso “Embaixador do Rio”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana