sábado, 1 de outubro de 2011

Portugal: MILHARES DE PESSOAS EM PROTESTO DESCEM A AVENIDA DA LIBERDADE EM LISBOA




DESTAK - LUSA

Milhares de trabalhadores estão a descer a Avenida da Liberdade, cerca de uma hora após o início da manifestação que começou no Saldanha, em protesto contra as medidas de austeridade e a retirada de direitos laborais e sociais.

A manifestação, convocada pela CGTP para o dia em que a central comemora o seu 41º aniversário, tem como objetivo a defesa do emprego, dos salários e de melhores condições de vida.

O desfile está a ser encabeçado pelos camionistas da TNC (empresa que abriu insolvência deixando os funcionários sem receber há dois meses), que foram fortemente aplaudidos à entrada da Avenida da Liberdade, em Lisboa, pelos transeuntes que observam a manifestação dos passeios.

Os organizadores do protesto ainda não conseguem estimar o número de participantes, uma vez que, cerca das 16:30, ainda havia gente a sair da Praça do Saldanha, ponto escolhido para o início do desfile.

Apesar do percurso bem definido, milhares de manifestantes estão a optar por integrar o desfile apenas na Avenida da Liberdade, onde aguardam a chegada dos manifestantes à sombra das árvores que os protegem das elevadas temperaturas que se fazem sentir hoje em Lisboa.

A manifestação decorre ao som de palavras de ordem como “O custo de vida aumenta e o povo não aguenta” ou “Roubar os subsídios de natal é vergonha nacional”, “Assim não vai dar, sempre os mesmos a pagar”.

Atrás dos camiões da TNC segue o executivo da central sindical e depois a Interjovem, que se faz acompanhar pelo grupo Homens da Luta, que prometem animar os manifestantes com várias canções e palavras de ordem.

Logo atrás vão manifestar-se trabalhadores do distrito de Leiria, liderados pelos trabalhadores da fábrica de cerâmica das Caldas da Rainha Bonvida, que estão em luta há alguns meses numa tentativa de evitar o encerramento da empresa.

A CGTP convocou para hoje, em Lisboa e no Porto, duas manifestações “contra o empobrecimento e as injustiças”, porque considera que as medidas de austeridade que têm sido impostas aos portugueses levam à recessão económica e consequentemente ao aumento do desemprego e da precariedade.

No Porto, a imagem repete-se, com milhares de pessoas a participar na manifestação nacional que começou po rvolta das 16:15.

Sem comentários:

Mais lidas da semana