domingo, 16 de outubro de 2011

PRESIDENTE BRASILEIRA VIAJA A PRETÓRIA PARA CÚPULA DO FÓRUM IAS




PRENSA LATINA

Brasília, 16 out (Prensa Latina) A presidenta Dilma Rousseff viaja hoje a Petória para assistir à V Cúpula do Fórum de Diálogo IAS (Índia, Brasil e Africa do Sul), e posteriormente realizar visitas oficiais a Moçambique e Angola.

Rousseff deve chegar amanhã a Petória, onde na terça, junto a seus homólogos da África do Sul, Jacob Zuma, e da Índia, Manmohan Singh, examinará temas de interesse global, entre eles os atuais desafios econômico-financeiros, indica uma nota de imprensa do Ministério brasileiro de Relações Exteriores.

Também, prossegue, analisarão outros assuntos, como a paz, a segurança internacional e o desenvolvimento sustentável, no contexto da preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre esse tema, denominada Rio+20, a se realizar em junho do ano que vem no Rio de Janeiro.

Os mandatários farão também um balanço das atividades dos grupos de trabalho setoriais do IAS, em particular os relativos a defesa, energia e ciência e tecnologia, entre outros.

A reunião, refere a informação do Itamaraty, abordará ademais os avanços da cooperação prestada pelo Fundo IAS para o alívio da fome e da pobreza.

Recorda que desde sua criação em 2004, esse Fundo realiza nove projetos em seis países, entre eles, a recoleta de residuos sólidos no Haiti e a melhoria agropecuária na Guiné Bissau, bem como outras iniciativas em Laos, Serra Leoa, Timor Leste, Sudão e Sudão do Sul.

Em 2006, o Fundo IAS foi premiado pela Organização das Nações Unidas como modelo de colaboração entre nações em desenvolvimento e em 2010, recebeu o galardão Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Dados oficiais divulgados pela chancelaria brasileira refletem que o fluxo comercial entre os três países cresceu quatro vezes de 2003 a 2010, passando de quatro bilhões 380 milhões de dólares no primeiro ano mencionado para 16 mil 100 milhões de dólares no segundo.

arc/ale /cc

Sem comentários:

Mais lidas da semana