quinta-feira, 27 de outubro de 2011

RAPIDINHAS DO MARTINHO – 55




MARTINHO JÚNIOR, Luanda

DESBLOQUEAR CUBA!

Foram várias as vezes que as mais hipócritas administrações norte americanas, ao longo das cinco décadas de bloqueio a Cuba, tentaram a troco de algo, acabar com essa medida típica dos dinossauros.

Se Cuba, em determinada altura, tivesse aceitado sair de Angola, contribuindo desse modo para que o regime do “apartheid” ficasse mais folgado e apto para levar por diante sua política racista e de disseminação de “bantustões”, de há muito que o bloqueio seria história…

Cuba não aceitou esse “mercado”: foi fiel aos princípios que norteiam sua Revolução, foi fiel ao movimento de libertação em África, foi coerente com os anseios mais legítimos de liberdade e socialismo do seu povo, respeitou os povos africanos e os povos que compõem as modernas nações americanas, Estados Unidos incluído, onde o poder da “civilização ocidental” praticou um dia o tráfico de escravos e a escravatura mais abominável!...

Ao longo dessas décadas, Cuba foi com sabedoria contornando as dificuldades que acarretam esse bloqueio de meio século: ao desafio, o homem foi sempre colocado no centro de todas as atenções, foi sempre prioridade de todas as prioridades!

No ano seguinte ao triunfo da Revolução deixou de haver analfabetismo e hoje, duma população de 11 milhões, cerca de 10% possuem formação superior.

Os maiores êxitos de Cuba foram registados nas esferas do ensino e da saúde, sem paralelo mesmo nos considerados países desenvolvidos.

A solidariedade internacionalista de Cuba no ensino e na educação espalha-se por todas as latitudes e longitudes, onde há por vezes as situações mais sofridas para a humanidade; quando há furacões na América Central, ou terramotos no Paquistão!...

Essa foi a forma da Revolução Cubana vencer com ética e moral elevada o repugnante bloqueio dos dinossauros, lutar, dar o exemplo e multiplicar solidariedade!

No momento em que se iria discutir e votar na Assembleia Geral da ONU, pela 20ª vez consecutiva, a condenação ao bloqueio, o Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukóvich visitou Cuba, (“O presidente ucraniano chega a Cuba” – http://www.granma.cu/portugues/cuba-p/21-octubre-presidente.html) alargando a cooperação bilateral e agradecendo a recuperação oferecida em benefício das mais de 20.000 crianças afectadas pela catástrofe nuclear de Tchernobyl!

Cuba está presente com seu pessoal médico e professores em todos os países que compõem a CPLP:

Há médicos de família em Portugal, no Alentejo, uma região para onde os médicos portugueses se recusam ir!

Há pessoal médico e do ensino nas mais remotas regiões do Brasil, como na Amazónia!

Há pessoal médico e pessoal do ensino em Timor!

Quantos jovens das antigas colónias portuguesas não foram já formados em Cuba? Quantos não beneficiaram do seu ensino e acolhimento solidário?

Ao finalizar sua intervenção a 25 de Outubro na Assembleia Geral da ONU, o chanceler cubano Bruno Rodriguez (“La política de bloqueo y hostilidad de Estados Unidos contra Cuba no ha cambiado en 50 años” – http://www.cubadebate.cu/noticias/2011/10/25/la-politica-de-bloqueo-y-hostilidad-de-estados-unidos-contra-cuba-no-ha-cambiado-en-50-anos/), sublinhava com dignidade:

“Debo trasmitir la profunda gratitud del pueblo de Cuba a todos los países que durante 20 años han expresado con su voz y su voto la necesidad de poner fin a las sanciones unilaterales más injustas, prolongadas y abarcadoras de la historia, que tanto han afectado a millones de cubanos.

En nombre de Guillermo Domínguez Díaz (16 años), Ivis Palacio Terry (18), Randy Barroso Torres (17) y Adrián Izquierdo Cabrera (12), que han sufrido cirugías conservadoras y pasado meses enyesados en sus camas por no disponer de prótesis extensibles pediátricas (endoprótesis tumoral extensoras), las cuales se producen en los Estados Unidos o bajo sus patentes, y de María Amelia Alonso Valdés (2), Damián Hernández Valdés (4) y Dayán Romayena Lorente (12), quienes padecen de tumores del sistema nervioso central y necesitan tratamiento con Temodal que es norteamericano y está protegido por su patente;

En nombre de mi pueblo abnegado, generoso, optimista y heroico, y para bien de la comunidad de naciones y del equilibrio del mundo, les solicito apoyar el proyecto de resolución L.4 titulado: Necesidad de poner fin al bloqueo económico, comercial y financiero impuesto por los Estados Unidos de América contra Cuba”!

Desbloquear Cuba é hoje mais possível que nunca pois hoje não há somente a consciência da aberração desse bloqueio!

As emergências, sobretudo da China e do Brasil, as conjunturas na América Latina, a ALBA, a solidariedade que chega de todas as partes do mundo, incluindo de muitas comunidades e intelectuais dos Estados Unidos, abrem cada vez mais brechas na aberração da hegemonia unipolar…

Depois há a parte que dói mais à aristocracia financeira mundial: Cuba é, a nível de educação e saúde, um reconhecido exemplo para toda a humanidade: “Cuba es autêntica”!

Quadro da votação:
http://www.cubadebate.cu/noticias/2011/10/25/por-vigesima-ocasion-golpe-contundente-al-bloqueo/

Sem comentários:

Mais lidas da semana