domingo, 2 de outubro de 2011

REVITALIZAÇÃO DOS MARCOS FRONTEIRIÇOS ENTRE MOÇAMBIQUE E MALAWI




LE - AIM

MAPUTO, 02 OUT (AIM) – O Ministro malawiano do Interior e da Defesa, Aaron Sangala, afirmou que a revitalização dos marcos na fronteira comum com Moçambique visa assegurar que todas as ameaças à integridade territorial dos dois países estejam completamente fora de hipótese.

Sangala fez esta afirmação Sábado ultimo, em Maputo, último dia dos trabalhos da VI Sessão Ministerial da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, que reuniu peritos da área para a troca de informações sobre a situação política e de segurança nos dois países.

Na ocasião, a fonte destacou que os dois estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) devem centrar as atenções em questões fundamentais à estabilidade da paz e segurança.

'Como países vizinhos, temos que considerar questões fronteiriças. Sabemos que tais preocupações acontecem até mesmo entre familiares, amigos e irmãos', disse o Ministro malawiano, que é igualmente o vice-presidente da comissão.

Os dois países iniciaram, recentemente, a revitalização de marcos ao longo da fronteira comum que tem uma extensão de pouco mais de mil quilómetros quadrados. Espera-se este trabalho clarifique a divisão entre os dois países por forma a se evitar eventuais conflitos decorrentes da má interpretação do espaço pertencente a cada país.

A Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança é, segundo Sangala, a plataforma mais conveniente para o fortalecimento da compreensão mútua para a manutenção da paz, segurança e estabilidade, visando melhorar o desenvolvimento social e económico dos dois países.

A reunião de Sábado foi antecedida de uma outra de peritos dos dois países havida Sexta-feira ultima que teve como agenda a troca de informação sobre a situação política e de segurança nos dois estados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana