terça-feira, 11 de outubro de 2011

Zimbabué: PR MUGABE ACEITA UM VICE-MINISTRO DA AGRICULTURA SAÍDO DA OPOSIÇÃO




ÁFRICA 21 – com agências

Ele aceitou também a nomeação de Lucia Matibenga, veterana de acção sindical e parlamentar do MDC, como ministra do Serviço Público.

Harare - O presidente do Zimbabwe Robert Mugabe aceitou hoje (10) Seiso Moyo como novo vice-ministro da Agricultura, também saído da oposição, após ter recusado há mais de dois anos de nomear neste posto um próximo do Primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, noticia a AFP.

Tsvangirai tinha escolhido o tesoureiro do seu partido Roy Bennett, mas esse último tinha sido detido em Fevereiro de 2009, justamente antes de prestar juramento e acusado de ter financiado um "complot" contra Mugabe, há cinco anos.

No entanto, o presidente Mugabe queria esperar que o processo fosse julgado antes dele entrar no governo, mas mesmo após do encerramento do processo, ele manteve a sua recusa.

A fazenda de Bennett tinha sido confiscada no quadro da reforma agrária decretada no ano 2000 pelo governo que determinou a expropriação de terras dos brancos para as transferir aos zimbabweanos negros.

Benett, que era uma das vozes mais críticas do presidente, de 87 anos, reside actualmente na África do Sul, após a sua fuga do Zimbabwe, afirmando que o queriam deter por razões falaciosas.

O Movimento para a Mudança Democrática (MDC) de Morgan Tsvangirai finalmente escolheu Seiso Moyo, uma escolha que o presidente Mugabe aceitou hoje, pondo termo a um dos mais um dos sérios conflitos que envenenava o frágil governo de união nacional.

O presidente Mugabe aceitou também a nomeação de Lucia Matibenga, uma veterana de acção sindical e parlamentar do MDC, como ministra do Serviço Público. Ela substitui Eliphas Mukonoweshuro, falecido há dois meses. As informações são da Angop.

Sem comentários:

Mais lidas da semana