terça-feira, 11 de outubro de 2011

ISRAEL E HAMAS ACORDAM TROCA DE SOLDADO POR PRISIONEIROS PALESTINIANOS





Responsáveis oficiais de Israel e do Hamas anunciaram, esta terça-feira, um acordo que deverá implicar a libertação do soldado israelita Gilad Shalit, detido na faixa de Gaza, por centenas de prisioneiros palestinianos.

Após cinco anos de penosas negociações, o acordo deverá assegurar o regresso a casa de Shalit, capturado em Junho de 2006 num raide de combatentes palestinianos que penetraram em território israelita a partir da Faixa de Gaza, para capturarem o jovem militar então com 20 anos.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, convocou o seu governo para uma reunião de emergência destinada a examinar uma "proposta séria" para a libertação de Gilad Shalit, referiram fontes oficiais.

No Cairo, um alto responsável do Hamas, o movimento radical palestiniano que controla a Faixa de Gaza, também confirmou o acordo.

O desfecho das negociações deverá implicar a troca de Shalit por cerca de mil prisioneiros palestinianos. Israel tinha previamente recusado as exigências do Hamas pelo facto de alguns detidos estarem a cumprir pesadas penas de prisão por ataques mortíferos contra Israel.

Uma delegação do Hamas proveniente do seu quartel-general na Síria e chefiada por Mahmud Zahar, alto responsável da organização, chegou esta noite ao Cairo, referiu a agência noticiosa AP. Um outro responsável da organização palestiniana adiantou que o acordo deverá ser aplicado no prazo de uma semana.

Mais Mundo

Sem comentários:

Mais lidas da semana