quinta-feira, 17 de novembro de 2011

19.ª Cimeira começou com discurso de Presidente da Indonésia a definir tópicos de discussão




MSE - LUSA

Nusa Dua, Indonésia, 17 nov (Lusa) - A 19.ª Cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que começou hoje em Bali, Indonésia, vai debater cinco tópicos com destaque para a economia, segurança e cooperação.

No discurso de abertura do encontro, o Presidente indonésio, Susilo Bambag Yudhoyono, disse que o primeiro tópico está relacionado com o reforço dos três pilares da comunidade da ASEAN, nomeadamente política e segurança, economia e cultura.

"Temos de assegurar a concretização de todo o plano de ação para os três pilares para se complementam de uma forma equilibrada antes de 2015", afirmou o Presidente indonésio.

O segundo tópico, disse o Susilo Yudhoyono, é o fortalecimento do crescimento económico, tendo em conta a volatilidade da economia global, defendendo uma conexão interestadual e regional.

"Com uma conetividade efetiva, o comércio interestadual e o investimento vão aumentar com um crescimento inclusivo e sustentável", disse.

Em relação ao terceiro tópico, Susilo Yudhoyono disse estar relacionado com a necessidade da ASEAN desempenhar um papel mais importante na arquitetura de uma cooperação mais eficaz e eficiente.

"ASEAN deve ser pró-ativa no alcance de soluções para várias questões residuais que têm limitado a cooperação no seio da organização", afirmou, salientando que o quarto e o quinto tópicos estão relacionados com a segurança e a organização regional e o papel global da associação.

A 19.ª cimeira da ASEAN que termina no sábado vai contar com a presença do Presidente dos Estados Unidos, do primeiro-ministro chinês e do secretário-geral da ONU.

A ASEAN foi fundada em 1967 e tem como Estados-membros a Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Sem comentários:

Mais lidas da semana