quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Chefes da diplomacia da ASEAN dão "boas-vindas" a candidatura timorense - Jakarta Post




MSE - LUSA

Díli, 17 nov (Lusa) - O caminho para Timor-Leste se tornar membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) está aberto, depois daquela organização ter decidido formar um grupo de trabalho para estudar a candidatura timorense, noticia hoje o Jakarta Post.

"Os ministros da ASEAN deram as boas-vindas à candidatura de Timor-Leste. Formámos um grupo de trabalho para analisar um roteiro para Timor-Leste antes de se tornar membro com base na Declaração da ASEAN", afirmou o chefe da diplomacia indonésia, Marty Natalegawa, citado por aquele jornal.

Segundo o jornal, alguns analistas "consideram que o apoio indonésio para a entrada de Timor-Leste na ASEAN reflete a maturidade da organização e que todos os países do sudeste asiático devem fazer parte do grupo, independentemente das diferenças económicas".

Na quarta-feira em declarações aos jornalistas em Díli, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, salientou que uma posição positiva não significa que a entrada na ASEAN seja já em 2012.

"O presidente indonésio (Susilo Bambang Yudhoyono) acredita que deveríamos trabalhar para que Timor seja membro de pleno direito já na cimeira de 2013", disse.

O pedido formal de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi entregue à Indonésia, país que detém a presidência daquela organização, em março.

Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas têm sido os países mais entusiastas da entrada imediata e incondicional, enquanto Laos, Camboja e Birmânia chegaram a defender que primeiro Timor-Leste devia ter o estatuto de observador.

Singapura é o país que tem assumido mais reservas, defendendo que Timor-Leste deveria aguardar pela consolidação da ASEAN em 2015, devido a ter ainda alguns problemas internos a resolver.

Sem comentários:

Mais lidas da semana