quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Angola: MAIS DE MIL REFUGIADOS ANGOLANOS NA RDC REGRESSAM AO PAÍS



ANGOLA PRESS

Mbanza Kongo - Mil 40 cidadãos angolanos que se encontravam a residir na República Democrática do Congo (RDC) na condição de refugiados regressaram ao país de 4 a 22 deste mês, no âmbito do processo de repatriamento voluntário e organizado dos refugiados angolanos nos países vizinhos.

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, a directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Madalena das Dores, explicou que os cidadãos, de 403 famílias, regressaram através da comuna fronteiriça do Luvo, 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo.

Acrescentou que deste número de regressados, 1.018 cidadãos foram reassentados nesta região do território nacional, enquanto os restantes tiveram como destino as províncias do Bengo e Uíge.

Madalena das Dores informou que o processo de repatriamento dos refugiados angolanos na RDC regista, desde o dia 22 de Novembro, um interregno devido a situação política (eleições) prevalecente naquele país vizinho.

"Fomos notificados para interrompermos o processo de repatriamento dos refugiados angolanos na RDC, podendo a operação ser retomada no próximo dia 2 de Dezembro do ano em curso", salientou.

Em Mbanza Kongo, os regressados da RDC estão a ser acomodados no centro de trânsito do Kiowa, onde o Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars), em coordenação com o governo provincial, criou as condições de alimentação, assistência médica, transporte e registo civil.

Semanalmente, o Minars em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) tem efectuado dois comboios rodoviários (terças e sextas-feiras), a partir da comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo.

Estima-se que até Junho de 2012, cerca de 43 mil refugiados angolanos na RDC poderão regressar a Angola.

Sem comentários:

Mais lidas da semana