quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Angola - Repatriamento: Cerca de 20 mil angolanos regressam ao país nos próximos meses



ÁFRICA 21, com Angop

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados comprometeu-se a ajudar os refugiados angolanos em Kinshasa, Katanga e Baixo Congo a regressar ao seu país.

Mbanza Kongo - Cerca de 20 mil angolanos que se encontram a residir na República Democrática do Congo (RDC), na condição de refugiados, irão regressar a Angola nos próximos meses, no quadro do processo de repatriamento voluntário, iniciado na última sexta-feira.

A informação foi prestada pelo representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Stefano Severe, para quem dos 43 mil refugiados angolanos inscritos em diversas regiões da RDC, cerca de 20 mil manifestaram o interesse de regressar ao país.

Segundo disse, o Acnur comprometeu-se a ajudar na criação de condições para que os refugiados angolanos residentes ainda em Kinshasa, Katanga e Baixo Congo regressem a Angola, sem constrangimentos.

Por outro lado, Stefano Severe elogiou os esforços desenvolvidos pelos governos de Angola e da RDC no processo, do qual já beneficiaram 252 cidadãos.

A cerimónia de lançamento do processo de repatriamento de refugiados angolanos na RDC decorreu na localidade de Mamã Rosa e foi orientada pelo ministro angolano da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.

Sem comentários:

Mais lidas da semana