quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Brasil: CHEVRON NÃO TERÁ LICENÇA REVOGADA E DEVE RETOMAR AS ATIVIDADES





A Agência Nacional de Petróleo (ANP) não deverá revogar a licença de exploração de petróleo concedida à empresa norte-americana Chevron. Sindicalista responsabiliza a ANP pelo ocorrido.

O representante da ANP, Silvio Jablonski , disse em entrevista à Agência Brasil que “em nenhum momento se pensou em cassar o registro da empresa no Brasil”. Ele afirma que a extração está suspensa temporariamente mas deve seguir mais adiante.

Para o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro), Emanuel Cancella, a Agência Nacional de Petróleo é a principal responsável pelo vazamento de 440 mil litros de petróleo, em Campo de Frade, na Bacia de Campos, norte do estado.

Para Cancella os grandes acidentes relacionados ao petróleo acontecem quando há produção predatória, ou seja, o uso de equipamentos de segunda qualidade e a não utilização da tecnologia necessária. A questão, segundo ele, é que as empresas querem lucrar mais, investindo o mínimo.

O sindicalista admite que não “ há indústria do petróleo sem agressão ao meio-ambiente”, contudo, acredita que a solução para minimizar os riscos seria tornar da União todas as reservas de petróleo. Nesse contexto, Cancella afirma que a Petrobrás seria a melhor empresa para conter os riscos devido a sua excelência tecnológica.

Ele reforça que uma das principais lutas do Sindipetro é retomar o monopólio estatal do petróleo para garantir melhorias sociais para a população brasileira. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana