terça-feira, 22 de novembro de 2011

Secretário de Estado da Defesa de Timor-Leste participa na reunião da CPLP em Cabo Verde



MSE - LUSA

Díli, 22 nov (Lusa) - O secretário de Estado da Defesa de Timor-Leste, Júlio Tomás Pinto, viaja na quarta-feira para Cabo Verde para participar na 13ª reunião dos ministros de Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em declarações à Agência Lusa, Júlio Tomás Pinto disse que durante o encontro vai informar os ministros da Defesa da CPLP sobre a eventual adesão do país à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), as eleições presidenciais e legislativas de 2012 e sobre a saída da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste e da Força Internacional de Estabilização.

"Vamos informar sobre os preparativos para as eleições presidenciais e legislativas e também os vou informar sobre o plano de transição da Missão Integrada da ONU para Timor-Leste (UNMIT) e do regulamento da Força Internacional de Estabilização (ISF)", afirmou.

Segundo o secretário de Estado da Defesa, os escrutínios de 2012 são as "eleições chave para o futuro de Timor-Leste".

"A nossa posição é que a UNMIT e ISF devem acabar o seu trabalho em Timor no final de 2012. Esta é a posição de consenso entre todos os líderes timorenses", acrescentou.

Timor-Leste entregou em março o pedido de adesão à ASEAN, tendo aquela organização, na última cimeira, realizada a semana passada na Indonésia, decidido criar um grupo de trabalho para preparar a entrada do país como Estado-membro.

O secretário de Estado da Defesa timorense disse também que durante o encontro pretende abordar os progressos registados na Guiné-Bissau.

"O ano passado no Brasil dissemos que Timor-Leste está preparado para ajudar naquilo que precisarem", referiu Júlio Tomás Pinto, salientando a experiência timorense na reforma do setor da defesa.

A reunião da CPLP vai decorrer entre 28 e 29 de novembro na ilha do Sal.

A crise económico-financeira, a desafiante situação mundial e as ameaças interdependentes são os temas do encontro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana