sábado, 26 de novembro de 2011

Cabo Verde – Guiné-Bissau: José Maria Neves incentiva empresários a criar parcerias



FP - LUSA

Bissau, 26 nov (Lusa) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, incentivou hoje em Bissau os empresários dos dois países a criar parcerias, para assim conquistarem "espaços comerciais" no continente africano.

A entrada das empresas de Cabo Verde nos países da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e da UEMOA (União Económica e Monetária do Oeste Africano) é importante, desde que os empresários dos dois países possam estabelecer parcerias, disse à chegada à Guiné-Bissau.

"O mais importante é que haja alianças, parcerias, para que os dois países possam conquistar mais espaços comerciais aqui na região da CEDAO. E para Cabo Verde o facto de a Guiné-Bissau estar aqui no continente é também uma porta importante de entrada no espaço da CEDEAO e também no espaço da UEMOA", afirmou.

José Maria Neves, à frente de uma delegação política e empresarial, chegou hoje à Guiné-Bissau para uma visita de cinco dias. Além de três ministros e um secretário de Estado acompanham o primeiro-ministro os presidentes de várias empresas públicas e empresários do setor privado.

A visita retribui uma que Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro da Guiné-Bissau, fez a Cabo Verde há dois anos, e tem como objetivo "reforçar as relações de amizade e cooperação", disse José Maria Neves, após ter sido recebido no aeroporto de Bissau com honras militares.

Mas não só, acrescentou. "É bom que os dois governos possam aprofundar o diálogo político-diplomático, a concertação no espaço CEDEAO e noutros fóruns internacionais, mas também é importante reforçar as relações económico-empresariais, para favorecer o crescimento dos nossos dois países", e "encontrar as estradas necessárias para reforçar as relações" económicas, disse.

José Maria Neves, disse, quer ainda conversar com "a importante comunidade" de cabo-verdianos que vive na Guiné-Bissau e "reforçar as relações" entre os dois países "no domínio da melhor integração das comunidades cabo-verdianas".

De reforço das relações falou também Carlos Gomes Júnior, que à chegada do primeiro-ministro cabo-verdiano falou da esperança em que com a visita surjam "ações que possam permitir a cooperação entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde".

"Somos um povo irmão, fizemos uma luta comum, temos laços históricos, e agora pensamos que com a crise que existe no mundo há toda uma oportunidade de reforçar a nossa cooperação e reforçar a nossa irmandade", disse Carlos Gomes Júnior.

Os dois estadistas encontram-se ainda hoje para um almoço e no domingo José Maria Neves visita Bafatá, a terra de Amílcar Cabral, independentista que criou o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde).

Sem comentários:

Mais lidas da semana