quarta-feira, 9 de novembro de 2011

China: DIRETORA DO FMI DEFENDE MAIOR VALORIZAÇÃO DO YUAN




AC - LUSA

Pequim, 09 nov (Lusa) - A diretora-executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, elogiou hoje o "progresso" da política cambial chinesa, mas defendeu também uma maior valorização do yuan.

A China "necessita de uma moeda mais forte em termos reais. Mas há progresso nesta frente", disse Lagarde em Pequim, citada pela agência France Press.

Lagarde falava num fórum financeiro internacional em Pequim, onde chegou hoje de manhã (hora local).

No início de uma visita de dois dias à China, vinda de Moscovo, a diretora-executiva do FMI alertou para a "incerteza" e os riscos de "instalilidade financeira" que pairam sobre a economia global.

"Se não agirmos juntos, a economia em todo o mundo corre o risco de uma descendente espiral de incerteza e instabilidade financeira", afirmou.

A cotação da moeda chinesa é um tema de frequente frição entre a China e governos ocidentais, entre os quais o dos Estados Unidos, que consideram o yuan "artificialmente subavaliado" para favorecer as exportações da China.

A China já concordou adotar "uma "política cambial mais flexível", mas defende "uma variação gradual" da sua moeda e não uma "valorização acentuada", como reclamam alguns sectores políticos e empresariais norte-americanos.

Desde o verão de 2010, o yuan valorizou-se 7,6 por cento face ao dólar e o excedente comercial da China está a diminuir, tem realçado a imprensa oficial, criticando as "renovadas pressões" ocidentais sobre a moeda chinesa.

"A China recusa valorizar a sua moeda", proclamava no fim de semana a manchete do Global Times, jornal de língua inglesa do grupo Diário do Povo, orgão central do Partido Comunista Chinês.

O yuan "está a caminho de ter uma cotação razoável", afirmou o China Daily, citando o ministro chinês do Comércio, Chen Deming.

Na sexta-feira passada, último dia da Cimeira do G-20 em Cannes, sul de França, a moeda chinesa atingiu mesmo o valor mais alto de sempre face ao dólar, com a moeda norte-americana a valer apenas 6,3165 yuan.

Sem comentários:

Mais lidas da semana