quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FMI – China: Lagarde alerta para "risco de espiral de instabilidade financeira"




PNE - LUSA

Pequim, 09 nov (Lusa) - A diretora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou hoje, na capital chinesa, para o "risco de espiral de instabilidade financeira mundial" se as economias não reagirem em conjunto.

"Se não agirmos em conjunto, a economia mundial corre o risco de uma espiral de incerteza e de instabilidade financeira", afirmou a responsável, referindo-se à crise da dívida e ameaças de recessão, durante um discurso proferido no início de uma visita de dois dias à China.

Lagarde considera que a "economia mundial entrou numa fase perigosa e incerta" e que a "Ásia não está imune".

"A China necessita de uma moeda mais forte", acrescentou, quando os principais parceiros económicos do gigante asiático têm apontado que o yuan está subvalorizado e que essa situação se tem traduzido em enormes excedentes comerciais acumulados por Pequim.

Lagarde vai encontrar-se em Pequim com vários responsáveis chineses, com quem irá debater as consequências da crise da dívida europeia e as condições em que a segunda economia mundial poderá adquirir mais dívida soberana do Velho Continente.

Sem comentários:

Mais lidas da semana