terça-feira, 15 de novembro de 2011

Indonésia: Mais de 15 mil militares e polícias destacados para Bali para cimeira da ASEAN




MSE - LUSA

Díli, 15 nov (Lusa) - Mais de 15 mil militares e polícias foram destacados para Bali, o mais famoso destino turístico da Indonésia, para garantir a segurança da 19ª Cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático e 6ª Cimeira da Ásia Oriental.

Entre quinta-feira e sábado, 16 chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da ASEAN e de países parceiros daquela organização estarão presentes em Bali, como o Presidente do Estados Unidos, Barack Obama.

"Trata-se da imagem da Indonésia. E vamos fazê-lo com seriedade e profissionalismo em conformidade com os procedimentos vigentes", afirmou o comandante do Comando Militar Udayana, major-general Leonard Louk.

Além dos 15 mil militares e polícias mobilizados, F16 vão acompanhar até ao aeroporto os aviões que transportam os chefes de Estado e de Governo.

Cinco navios de guerra e três equipas do comando indonésio de força anfíbia da Marinha foram destacados para vigiar as águas da ilha e proteger os quatro portos marítimos com o objetivo de evitar que terroristas entrem na ilha.

A zona de Nusa Dua onde se vão realizar as cimeiras está a ser patrulhada por polícias, militares e cães e entre o aeroporto e aquela península foram instalados vários postos policiais para controlar o trânsito.

Todos os carros que entrem nos hotéis instalados naquela zona têm de ser verificados.

A Bali já chegaram também dois aviões da força aérea norte-americana com logística e a segurança pessoal de Barack Obama, que deverá chegar a Bali na quarta-feira.

Além de Barack Obama, vão estar presentes em Bali a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, e o Presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak.

Os Estados-membros da ASEAN são a Indonésia, que assume a presidência da organização, Tailândia, Singapura, Brunei, Camboja, Vietname, Laos, Malásia, Filipinas e Birmânia.

Timor-Leste e Papua Nova Guiné são membros observadores.

A ASEAN tem como principais objetivos promover o crescimento económico, o progresso social, o desenvolvimento dos seus Estados-membros e a promoção da paz naquela região.

Sem comentários:

Mais lidas da semana