quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Moçambique: GOVERNO SATISFEITO COM METICAL FORTE



ANGOLA PRESS

Maputo - O governo moçambicano está satisfeito com a solidez do metical, a moeda nacional e aquela que este ano melhor comportamento teve no mundo, perante o dólar americano, disse na terça-feira o ministro das Finanças, Manuel Chang.

Este ano, o metical valorizou-se 21 porcento em relação ao dólar, ultrapassando de longe outras moedas que tiveram bom desempenho, como o iene japonês que, até agora, se valorizou 6 porcento.

"Estamos a monitorizar o metical e, até agora, a moeda está sob controlo e ao nível que nós necessitamos. Estamos satisfeitos (com o nível) onde está e queremos mantê-lo", disse Chang, citado pela Reuters.

O ministro moçambicano das Finanças ressalvou que o governo só intervirá se a moeda tiver um impacto significativo nas exportações mas disse que, até ao momento, tal não aconteceu.

Manuel Chang acrescentou que Moçambique deverá adiar o lançamento, pela primeira vez, de obrigações no mercado internacional, devido "a condições externas desfavoráveis", atribuindo prioridade ao mercado doméstico mas limitado a cidadãos nacionais.

"Há um grande apetite entre os moçambicanos para investirem nas obrigações do tesouro" nacionais, disse o ministro.

Hoje (quarta-feira), em declarações ao jornal O País, de Maputo, a directora do Tesouro e porta-voz do ministério das Finanças, Maria Isaltina Lucas, anunciou que o governo vai emitir ainda este ano obrigações do Tesouro no valor de 2,6 mil milhões de meticais (cerca de 725 milhões de euros) para financiar o défice do Orçamento de Estado para 2011.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana