quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NORTE-AMERICANAS NCBA E USAID EXPLORAM TRABALHO INFANTIL EM TIMOR-LESTE




AUTORIDADES LOCAIS E GOVERNO TÊM CONHECIMENTO DESTE TRABALHO INFANTIL

A EDITAR DENTRO DE MOMENTOS

Por conecção de raciocínios e testemunho no Página Global podemos concluir que as norte-americanas NCBA e USAID exploram trabalho infantil em Timor-Leste.

A imagem acima inserida tem origem numa página de blogue da USAID, onde é referido a sua parceria com a NCBA, acompanhado de um texto que traduzimos o excerto apresentado:

“Saímos no dia seguinte para uma viagem de campo de dois dias fora de Díli. A primeira parada foi a operação de secagem de Timor-Leste Café Cooperativa (CCT), operado pelo National Cooperative Business Association (NCBA), que tem vindo a construir neste sector, com o apoio da USAID desde 1994. Hectares de feijão verde de arábica foram espalhadas sobre folhas de plástico, que era a altura da colheita da temporada, com os trabalhadores a usarem espalhadores de cabo longo continuamente para o café secar ao sol quente. É trabalho intensivo de uma força de trabalho de quase 3.000 pessoas, que ganham cerca de US $ 3.5 a 5.00 por dia.”

Devemos acreditar na impunidade de companhias norte-americanas que exploram trabalho infantil em Timor-Leste? Tudo aponta para que sim, a fonte é credível. Sabemos inclusive que estas práticas são do conhecimento das autoridades e de elementos do próprio governo timorense.

O texto a publicar está em fase de edição e será publicado ainda hoje.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Timor-Telecom, que veio de Portugal tanbem explora trabalho infantil, e sempre explorou. Maior parte dos cartoes de credito para o telemovel, e vendido na beira das estradas pelas criancas.

Anónimo disse...

O Timor-Telecom, que veio de Portugal tanbem explora trabalho infantil, e sempre explorou. Maior parte dos cartoes de credito para o telemovel, e vendido na beira das estradas pelas criancas.

Anónimo disse...

Pois é vozes de Lucrécia chegaram ao céu. A NCBA realizou um excelente trabalho de espionagem a partir de 1996, mas agora chega, está na altura de terminarem o trabalho.
A CCT não passa de uma farsa controlada por grandes senhores da Fretilin. Ninguém conhece contas, relatórios, para onde vai o dinheiro da CCT.
Apesar de ser uma Cooperativa nunca nenhum agricultor viu o que quer que fosse, dos lucros da CCT. Tudo fica distribuído entre os grandes senhores da Fretilin que controlam a CCT.
Obviamente com a cumplicidade da NCBA e da USAID que tem colocado ao longo de anos milhões de Dólares na CCT, sem que se veja nenhum trabalho no campo.
Até de vinagre se faz café, é o lema da CCT, que tem levado à ruína a qualidade do café de Timor.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Já agora coloque aqui os nomes desses "barões" da Fretilin ...

Anónimo disse...

Aqui a Lucrécia não acredita em bruxas, mas lá que as há, há!!

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana