segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Portugal: Três mil toneladas recolhidas pelo Banco Alimentar no fim de semana



RTP

A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 2.950 toneladas de alimentos em superfícies comerciais de todo o país. Os números do balanço, ainda provisório, apontam para a manutenção dos alimentos recolhidos em comparação com a recolha do Natal passado. Os bens alimentares serão entregues a 2.047 instituições de solidariedade social em todo o país, que dão apoio a cerca de 329 mil pessoas com mais dificuldades financeiras.

"Em termos de quantidades, os resultados atingidos comparam muito razoavelmente com os melhores alcançados no ano passado por esta altura do ano, pese embora a evidente contração do rendimento disponível e do poder de compra dos portugueses", comenta, em comunicado, a presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Isabel Jonet aponta que a adesão de 36 mil voluntários “constituiu um recorde absoluto”, o que revela a vontade de “contribuir de forma construtiva, cívica e solidária para a resolução dos problemas” e faz desta iniciativa “a maior ação de voluntariado organizada em Portugal”.

A recolha de alimentos prossegue esta semana via internet, através do site www.alimentestaideia.net. A nova plataforma de recolha de alimentos permite comprar na Internet "ao mais baixo preço do mercado, um conjunto de seis produtos alimentares para ajudar as famílias” e cujo pagamento pode ser feito por Multibanco ou Visa.

Também até domingo, continua a campanha “Ajuda Vale” nos principais hipermercado, onde serão disponibilizados cupões-vale de produtos selecionados, representando cada cupão uma unidade do produto.

Ao longo de todo o ano, os 19 Bancos Alimentares Contra a Fome recebem excedentes doados pela indústria agro-alimentar, agricultores, retalhistas e distribuidores, que depois são distribuídos a instituições selecionadas.

De acordo com os dados do Banco Alimentar, foram distribuídos no ano passado 26.567 toneladas de alimentos, o que significa “um movimento médio de 106 toneladas por dia útil".

Sem comentários:

Mais lidas da semana