sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Timor-Leste: FRANCISCO BRANCO FAZ CRÍTICA AO SISTEMA DE SEGURANÇA DOS MINISTÉRIOS





Depois de vários casos de desaparecimento de fundos

Díli – O Presidente do grupo parlamentar da FRETILIN, Francisco Branco, disse que existe possibilidade de desaparecimento de dinheiro dos cofres do Governo, uma vez que o sistema de segurança não é eficaz.

No início de Outubro, desapareceram cerca de 8 mil dólares do cofre do departamento de finanças do Ministério da Educação. Na passada semana, membros do Ministério disseram que ainda não foi aberta uma investigação acerca do caso.

O Secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto, disse que o dinheiro guardado no departamento contabilístico do seu Ministério, para pagar a formação dos membros da F-FDTL, em Portugal, e para cobrir as despesas médicas de veteranos em hospitais no estrangeiro, desapareceu há cerca de duas semanas.

As autoridades policiais informaram que foi identificado um suspeito deste caso, e estão só a aguardar um mandato de detenção por parte do tribunal.

O Presidente da República, José Ramos-Horta, solicitou uma investigação apropriada do caso.

Francisco Branco é de opinião que, provavelmente, o dinheiro terá sido roubado por alguém que tinha conhecimento do sistema de segurança, que é inadequado.

O Governo pediu grandes quantias de dinheiro por diversas vezes, mesmo que não tivesse ainda um destino concreto para esses fundos, segundo referiu o Presidente do grupo parlamentar da FRETILIN.

«O sistema financeiro não é eficaz. O Governo guarda fundos nos cofres para objectivos que não são prioridade e há pessoas que aproveitam essa oportunidade para roubarem o dinheiro», referiu Francisco Branco.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana