quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Timor-Leste: OBRA PARA ELETRIFICAÇÃO DO PAÍS É ARRANQUE PARA DESENVOLVIMENTO - PR




MSE - LUSA

Díli, 10 nov (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje que a obra para a eletrificação do país foi um ato de coragem do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e significa o arranque para o desenvolvimento.

O chefe de Estado timorense falava a agência Lusa no final de uma visita à nova subestação de fornecimento elétrico de Díli, depois de ter visitado a estação central de Hera.

"Foi um ato de coragem do senhor primeiro-ministro Xanana Gusmão que viu e viu bem que a prioridade das prioridades para este país poder dar o arranque para o desenvolvimento é resolver o problema perene, eterno, do setor energético", afirmou oRamos-Horta.

Segundo o Presidente timorense, "não há nada que possa arrancar a sério" sem Timor-Leste ter resolvido a questão do fornecimento de eletricidade.

"O primeiro-ministro apostou, houve críticas, controvérsia, eu sinto-me feliz, desde o início concordei sempre e apoiei o primeiro-ministro e o Governo face a críticas injustas, algumas até disparatadas, que alguns setores faziam", disse.

Para José Ramos-Horta, o "custo é enorme, mas é um custo que vai inevitavelmente trazer benefícios e compensar este investimento de capital inicial, porque vai trazer investimentos maiores nos setores do turismo, cimento, fábricas de fertilizantes".

O Presidente timorense disse também que grandes investimentos ainda não estão a ser realizados em Timor-Leste por causa da questão do fornecimento de energia.

"Isto vai dar um grande salto qualitativo para a nossa economia", disse.

A Rede Elétrica Nacional de Timor-Leste, que vai custar ao Estado timorense entre 850 milhões e 900 milhões de dólares (626 milhões e 663 milhões de euros), estará concluída até final de 2012.

Ainda este mês, a estação central de Hera pode já abastecer as subestações dos distritos de Díli, Aileu, Manatuto, Liquiçá e Gleno.

Até ao Natal, o Governo espera terminar a subestação de Baucau, Lospalos e Viqueque para que possam receber energia a partir da estação central de Hera, enquanto o complexo de produção de Betano não estiver concluído.

Depois de as obras estarem concluídas, Betano vai alimentar, além de Lospalos e Viqueque, as subestações de Bobonaro, Suai e Cassa, que também devem ficar prontas até final do próximo ano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todos! Timor merece.

Anónimo disse...

Exmº. Sr. Presidente da Republica,

Está provado de que quando o homem sonha, a obra nasce. A eletrificação do pais já esteve mais longe e o sonho irá tornar-se realidade. Os Timorenses são capazes, é preciso é deixarem-se de conversas da treta arregaçar as mangas e trabalhar.
Timor está cheio de ajudadores que só desajudam com conversa da treta, andam-se a passear em grandes carros com grandes salários, mas ao fim de 10 anos ainda não se viu trabalho que justifica-se os salários que ganham.
Sr. Presidente a seguir tem que vir as estradas, para a Lucrécia não continuar a partir as costas.
Até o Pão de Forma e o Mini Moke avariaram para Com devido ao estado das estradas.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana