domingo, 20 de novembro de 2011

Timor-Leste: Projecto de abolir ensino básico da Língua Portuguesa nas escolas não avança




Joana FreitasHoje Macau – 29 setembro 2011

Não passou de uma intenção a proposta de abolição da Língua Portuguesa do ensino básico de Timor-Leste. A notícia foi confirmada ontem ao Hoje Macau por uma fonte próxima da Presidência da República daquele país

Em Setembro, o Hoje Macau divulgou a intenção proposta por Xanana e Kirsty Gusmão, primeiro-ministro de Timor-Leste e esposa, em terminar com o ensino do português nas escolas básicas, numa notícia primeiramente avançada pela imprensa timorense.

Na altura, o Conselho de Ministros estaria já em vias de preparação do diploma legal que aprovaria a decisão de abolir aquela que, desde 2002, é língua oficial em Timor-Leste.

Mas ao que tudo indica, o projecto “fracassou por completo”, disse fonte próxima da Presidência do país ao Hoje Macau. A justificação é simples: “era uma iniciativa australiana que esbarrou no argumento de que o povo [australiano] que marginalizou por completo mais de 200 línguas aborígenes e obrigou os seus indígenas à formação em inglês não estaria em condições para dar lições aos timorenses”.

Recorde-se que muitos foram os críticos que apontaram o dedo a Kirsty Gusmão como detentora da responsabilidade da eliminação do ensino do português no básico de Timor-Leste. A mulher do primeiro-ministro é natural da Austrália e Embaixadora da Boa Vontade para a Educação.

Xanana Gusmão e a mulher, os principais promotores da ideia, justificavam esta eliminação do português como uma forma de combate à iliteracia.

“Estou convicto de que a língua portuguesa não foi o factor responsável pelo insucesso de aprendizagem, até porque com base nos dados estatísticos sobre o ensino durante o mandato do I Governo Constitucional recuso-me determinantemente a aceitar esse pressuposto”, frisou ao Hoje Macau António Mota, presidente da Associação de Amizade Macau-Timor.

Mas o timorense, que reside no território, avança com dados que explicam a sua opinião: em 2004-2005 as escolas primárias de Timor-Leste aumentaram de 835 para 862, as pré-secundárias aumentaram de 120 para 129 e as secundárias de 55 para 76. Também o número de professores subiu de 6667 para 7792. Estiveram matriculados 246 mil estudantes, o equivalente a mais de 1/5 do total da população. Isto “demonstra que os Timorenses tiveram um governo (o I Governo Constitucional – entre 2002 e 2006) que procurou garantir a universalidade do acesso à educação”, frisou António Mota.

Denote-se que também Portugal se mostrou preocupado com a preservação do ensino em português em território timorense, com o envio constante de professores para leccionar no país.

Mas a que se deve então o insucesso escolar de que se utilizou Xanana Gusmão para justificar a abolição do ensino básico em português? O presidente da Associação de Amizade Macau-Timor também analisa a questão: “no meu entender, foram três os factores [que levaram ao insucesso escolar]: carências alimentares, deficiências de infra-estrutras escolares e orçamentos inadequados para os sectores da saúde e da educação. Isto fez com as crianças abandonassem a escola logo nos primeiros anos, e não o ensino da língua portuguesa”, ressalva António Mota.

Seriam “outros os interesses alheios a Timor-Leste e ao seu povo atrás da decisão de abolir o ensino do português nas escolas básicas”, frisa o presidente da associação. A grande defensora desses interesses, diz ainda, “é Kirsty Gusmão”.

Com a anexação à Indonésia, o uso do português foi proibido, sendo a língua indonésia o principal idioma, até então desconhecido no território. Durante 24 anos, toda uma geração de timorenses cresceu e foi educada nesta língua. O português sobreviveu, no entanto, como língua de resistência, usada pela Fretilin e pelas outras organizações da resistência internamente no contacto com o exterior.

O português é, inclusive, ferramenta suficiente para que os timorenses possam adoptar um passaporte para as mais prestigiadas universidades do mundo, explicou fonte próxima da presidência.

Hoje, cerca de 25% dos timorenses falam português e, ao que o Hoje Macau apurou, muitos mais continuarão a falar.

2 comentários:

João Tolentino disse...

Um dos factores do insucesso poderá estar também na postura do Ministério da Educação que se recusa a dar/ceder material didáctico às inúmeras escolas primárias tuteladas pela Igreja.
Um caso concreto passou-se com o meu irmão em que o director de uma dessas escolas pediu se ele conseguia arranjar mapas escolares, o meu irmão foi três vezes ao Ministério da Educação e eles recusaram entregar os mapas por a escola ser da Igreja.
Entretanto regressado a Portugal jáenviou os Mapas solicitados pela Escola.

Anónimo disse...

Aqui a Lucrécia acha estranha essa postura do Ministério da Educação, a Igreja gere um grande numero de escolas, porque o Ministério não tem capacidade. Mas os salários dos professores são pagos pelo Ministério da Educação. Não vemos problema em entregar esses mapas às escolas da Igreja.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana