domingo, 20 de novembro de 2011

Aluna da Unesc é selecionada pela Capes para formação de professores no Timor Leste



O BARRIGA VERDE

Ampliar a formação de docentes para o Ensino Básico no Timor Leste e apoiar a formulação e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores. É com este objetivo que uma mestranda do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, de Criciúma/SC, vai participar do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A professora Maria Irone de Andrade foi selecionada pela Capes para ficar seis meses em Timor Leste, participando de atividades de formação de professores. “Não crio expectativas, mas tenho certeza que com esta experiência internacional vou ganhar muito para a minha vida”, destacou a professora.

Natural do estado de Roraima, Irone é graduada em Letras, veio a Criciúma para cursar o mestrado da Unesc. Ela disse que em 2005 após assistir a um filme sobre a guerra no Timor Leste pensou que um dia poderia colaborar com o desenvolvimento daquele país. Timor Leste tem duas línguas oficiais, o Português e o Tétum, além de 15 línguas nativas.

“Vai ser um desafio conviver com outra cultura, saber integrar e se entregar a um modo diferente de ver as coisas”, analisou Irone, que trabalha com formação de professores indígenas em Roraima. Ao todo são 18 professores do Brasil que embarcam em janeiro e retornam em julho. No PPGE a estudante é orientada pela professora Ângela Back, à qual agradeceu por ter sido fundamental na sua conquista, assim como o apoio da Unesc.

Sem comentários:

Mais lidas da semana