quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Timor-Leste – Vaticano: Concordata pode ser assinada no início de 2012 - MNE timorense




MSE - LUSA

Díli, 09 nov (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Zacarias da Costa, disse hoje que Timor-Leste e a Santa Sé podem assinar a Concordata, documento sobre as relações entre o Estado e a Igreja, no princípio do próximo ano.

"Acho que avançámos significativamente", afirmou o chefe da diplomacia timorense aos jornalistas no final da segunda ronda de negociações.

"Temos apenas duas ou três questões em cima da mesa que precisamos de estudar melhor e fazer mais consultas internamente, mas creio que estamos a caminhar bem e podemos talvez, não até final deste ano mas, em princípios do próximo ano ter um acordo entre a Santa Sé e a República Democrática de Timor-Leste", acrescentou.

Questionado sobre as "duas ou três questões em cima da mesa", o ministro timorense disse que não queria especificar, mas adiantou que os "artigos que estão em causa são artigos que precisam naturalmente de mais estudo", que vai ser feito para "encontrar uma solução que agrade às duas partes".

O bispo de Baucau, Basílio Nascimento, afirmou que é das "discussões que nasce a luz" e que as negociações vão no bom caminho.

"É das discussões que nasce a luz e de fato só em dois encontros fizemos avanços substanciais sobre o documento a ser negociado em ambas as partes", afirmou o bispo de Bacau.

Basílio Nascimento disse também aos jornalistas que hoje foram discutidos 28 artigos.

"Há coisas que têm a ver com a natureza da igreja católica, há coisas que têm a ver com o Estado timorense e evidentemente ambas as partes têm de ver quais as cedências que devem fazer não pondo em causa as especificidades de uma e outra parte", disse.

Esta é a segunda reunião das duas delegações para o reconhecimento da personalidade jurídica da Santa Sé em Timor-Leste, bem como para a regulação das relações entre o Estado timorenses e as instituições da igreja católica.

A primeira reunião ocorreu em abril.

A comissão timorense é composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias Albano da Costa, ministro da Educação, João Câncio Freitas, ministra da Solidariedade Social, Domingas Alves e ministra da Justiça, Lúcia Lobato.

O arcebispo Leopoldo Girelli, núncio apostólico da Indonésia, o bispo de Baucau, Basílio do Nascimento e os padres Domingos Sequeira, José António e Ilídio compõem a comissão da Santa Sé.

Timor-Leste é o país asiático com maior percentagem de população católica.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana