quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TPI crê que Saif al-Islam está prestes a fugir da Líbia com ajuda de mercenários




PÚBLICO

Ocampo insta à colaboração de todos os países das Nações Unidas

O procurador do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno-Ocampo, afirmou que Saif al-Islam, um dos filhos do ex-líder líbio Muammar Khadafi, estará a tentar fugir do país contando para isso com a ajuda de mercenários, apesar de pessoas que lhe estão próximas terem contactado o tribunal para negociar uma rendição.

Ocampo, numa declaração enviada ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, insta à colaboração de todos os países membros das Nações Unidas, e especialmente os vizinhos da Líbia, a participarem nos esforços para impedir a fuga de Saif, sobre o qual impende um mandato de captura por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante os oito meses de guerra civil na Líbia.

Outro dos filhos de Khadafi, Saadi – que se encontra no Níger – anunciou que vai contestar legalmente o mandato de captura contra ele emitido pela Interpol, sustentando que o mesmo é “politicamente motivado” e feito a pedido das novas autoridades líbias as quais diz “não terem legitimidade”.

Saif al-Islam, de 39 anos e tido como certo sucessor de Khadafi até ao eclodir da revolta que derrubou o regime do coronel, encontra-se em paradeiro desconhecido há vários meses, desde a queda de Trípoli nas mãos das forças do Conselho Nacional de Transição, em Agosto. Na semana passada, ter-se-ão iniciado negociações entre seus intermediários e responsáveis do TPI para garantir a sua rendição em segurança.

Sem dar detalhes de quaisquer destes contactos, o procurador disse que o TPI ofereceu a “possibilidade de uma transferência em segurança” de Saif para o tribunal de Haia, onde deverá ser julgado. “É óbvio que não podemos negociar. Oferecemos-lhe aquilo que é possível oferecer-lhe”, disse Ocampo.

O procurador salientou ao Conselho de Segurança que estão a ser analisadas também denúncias de violações dos direitos humanos cometidas também pelas forças revoltosas e pela NATO – cujos raides aéreos, a partir de 19 de Março, destruíram o grosso do contingente militar de Khadafi.

1 comentário:

Anónimo disse...

Julgar um crime, ampliando-o milhares de vezes, é o maior dos crimes contra a humanidade!!!

Martinho Júnior.

Luanda.

Mais lidas da semana