sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ACADEMIA SAMORA MACHEL DEVE MELHORAR VISÃO DA DEFESA - Guebuza em Nampula



ASSANE ISSA – NOTÍCIAS (mz)

O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, disse ontem em Nampula que a Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel deve, através da investigação, contribuir na ampliação da visão estratégica da defesa nacional, face aos desafios impostos pelo mundo na presente era da globalização.

Falando na terceira cerimónia de graduação de cerca de 100 cadetes formados por aquela instituição, na sua qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, Guebuza destacou que a Academia Militar orgulha-se por estar a formar oficiais inspirando-se nos ideias do seu patrono, Samora Machel.

“Encorajamos que busquem em Samora Machel a inspiração necessária, de forma a serem oficias que prestigiam não só esta academia, como o país, no geral”, frisou.

Recordou que os quadros formados pela então Escola Militar granjearam respeito e admiração pelo seu brilhante desempenho, resultado da sua sólida formação técnico-profissional que era imbuída na sua forte convicção patriótica.

Guebuza disse, a-propósito, que aquelas e outras qualidades e valores que caracterizavam os oficiais ali formados emprestaram à instituição credibilidade que outorgaram relevância aos seus conteúdos curriculares, granjearam respeito e conferiram autoridade política ao seu comando.

Por seu lado, e intervindo na ocasião, o Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nhussi, afirmou que a Academia Militar continua a colocar ao Comando do Exército Nacional jovens comandantes e oficiais que emprestam qualidade orgânica e capacidade operativa à altura dos desafios da actualidade.

No total foram graduados cerca de cem cadetes e aspirantes, que passaram para as patentes de alferes dos ramos do Exército, Força Aérea e Fuzileiros Navais.

Ainda ontem o Chefe do Estado, Armando Guebuza, procedeu à inauguração da estátua de Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente, no âmbito das celebrações do ano dedicado ao saudoso líder, declarado pelo Governo.

Trata-se de uma estátua construída na República Popular da Coreia, pesando 3,5 toneladas, com 3,20 metros de altura e instalada numa área de 1600 metros quadrados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana