sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CABO VERDE GOZA DE UMA BOA REPUTAÇÃO NO MUNDO - embaixadora dos EUA



LC - INFORPRESS

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) - A nova embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) em Cabo Verde, Adriene O’neal, disse hoje que Cabo Verde goza de uma “boa reputação” no mundo, devido ao facto de ser um país de direito democrático e politicamente estável.

A nova representa de Washington na Praia, que falava na entrega de cartas credenciais ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, considerou que a história que une os Estados Unidos a Cabo Verde é uma “história de sucesso”, que se traduz numa “intensa” rede de relações nos domínios político, económico e cultural.

“Todos somos países de direito democrático e Cabo Verde é um país politicamente estável que optou pelo respeito e pela escolha do seu povo”, sublinhou a representante diplomática dos EUA em Cabo Verde, acrescentando que, por estas razões, o arquipélago tem granjeado “boa reputação” no mudo.

Adriene O’neal regozija-se com o prémio Ibrahim recentemente atribuído ao antigo Presidente Pedro Pires, em reconhecimento de “boa governação e transparência na gestão da coisa pública” em Cabo Verde, que constitui “factor de credibilidade” para a comunidade internacional no seu relacionamento com o arquipélago.

A nova embaixadora dos EUA mostrou-se ser uma pessoa interessada na história de Cabo Verde, que começou a conhecer quando ainda era estudante universitária.

“Tenho acompanhado as informações sobre o país, sobretudo no meu percurso como diplomata no Brasil, Moçambique e Portugal”, salientou Adriene O’neal, destacando a música cabo-verdiana como uma das coisas que a tocam “profundamente”.

“Ouvir a voz sublime de Cesária Évora a interpretar a morna e a coladeira faz-me lembrar um grande artista de jazz, Duke Ellington, na maneira como os sentimentos são traduzidos em música”, realçou a chefe da missão diplomática norte-americana na Praia.

O’neal prometeu a Jorge Carlos Fonseca continuar a reforçar os laços de cooperação entre os dois países, bem como as relações bilaterais.

Para a nova embaixadora, a cooperação entre os EUA e Cabo Verde tem dado os seus frutos em áreas económicas e sociais e cita alguns exemplos, como o MCA (Millennium Challenge Account), a Categoria I de Aviação Civil, os projectos da ADF, a AGOA, as actividades dos voluntários do Corpo da Paz e a cooperação militar.

Adriene O’neal deixou ainda o compromisso de o seu país continuar a ajudar Cabo Verde no combate pela segurança e, particularmente, na luta contra o terrorismo e o narcotráfico, a fim de se manter a estabilidade e a paz “nesta importante zona” onde se situa o arquipélago.

“O processo de transformação de Cabo Verde encoraja os Estados Unidos a reforçar a sua cooperação com o vosso país”, declarou a diploma norte-americana, dirigindo-se ao chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca.

Por sua vez, o Presidente da República destacou a presença de uma “grande comunidade cabo-verdiana” nos Estados Unidos como um elemento “muito forte e sólido” que fecunda as relações entre os dois países.

Para Jorge Carlos Fonseca, Cabo Verde pode ser “útil” aos EUA na luta pela segurança regional e contra o terrorismo e o narcotráfico.

Sem comentários:

Mais lidas da semana