ANGOLA PRESS
Joanesburgo - O presidente sul-africano, Jacob Zuma, sofreu neste fim de semana um revés no seio do ANC, com a vitória de um dos seus opositores uma eleição regional, a um ano de um congresso chave para se manter no poder, revelou a imprensa hoje (segunda-feira).
Os delegados provinciais do partido no poder reelegeram como seu líder o chefe de governo eleito da província de Limpopo (norte), Cassel Mathale, apesar dos sérios problemas de má gestão orçamental identificados na sua administração local.
E este voto, obtido por uma curta diferença por 601 votos contra 19 do seu adversário, o vice -ministro da Cultura, Joe Phaahla, foi amplamente interpretado pela imprensa como um "gesto de rebeldia" contra Zuma.
A imprensa sul-africana viu isso como um sinal de que a África do Sul está longe de acabar com o líder turbulento da Liga da Juventude do partido, Julius Malema. De facto, o líder da juventude é originário de Limpopo e Mathale um de seus aliados, afirmando-se a província como um reduto da oposição.
"Aumenta apoio ao poder de Malema", titula hoje (segunda-feira) o jornal The Star. "Zuma louvado e Limpopo apoia Malema", considera o Business Day. "Os aliados de Malema ganharam em Limpopo", estima o Sowetan, "Malema ganhou uma corrida", segundo o Times.
Fonte de preocupação para a comunidade empresarial devido aos seus ataques populistas anti - branco, Julius Malema, de 30 anos, foi suspenso por indisciplina em Novembro, uma sanção contra a qual vai utilizar todos os meios de recurso.
O ANC, que celebra o seu centenário no início de Janeiro, realizará em Dezembro de 2012 um congresso no decurso do qual Zuma deverá se candidatar, assegurando em
princípio, caso for eleito pelo partido, a sua reeleição como presidente da África do Sul em 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário