quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

África – ENTRE A MÁ ALIMENTAÇÃO E A FOME



ÁFRICA 21

Num continente que abriga o maior número de vítimas da fome, crónica ou cíclica – 296 milhões na África Subsariana em 2010 – a gordura é ainda considerada como um sinal exterior de riqueza e de saúde.

Brasília - Ainda flagelada pela fome, África sofre agora os efeitos da má alimentação, com um aumento exponencial das doenças crónicas que lhe estão associadas: obesidade, diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão, doenças cardiovasculares. Estas doenças, frequentemente agravadas por carências em minerais e vitaminas (iodo, ferro, vitamina A, ácido fólico), causam hoje mais mortos que a sida, a tuberculose e o paludismo.

Num continente que abriga o maior número de vítimas da fome, crónica ou cíclica – 296 milhões na África Subsariana em 2010 – a gordura é ainda considerada como um sinal exterior de riqueza e de boa saúde.

Em África, as tradições e a cultura atrasaram a tomada de consciência das populações e dos responsáveis da saúde pública em relação ao excesso de peso, fenómeno provocado pela mudança dos modos de vida e que se traduz num aumento exponencial das doenças cardíacas e da diabetes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de um terço das africanas e de um quarto dos africanos estão com excesso de peso, e estas percentagens deverão aumentar nos próximos dez anos para atingir 41% e 30%, respetivamente.

A África do Sul é o país mais afetado pelo aumento da taxa de mortalidade ligada à obesidade. De acordo com o MRC (Medical Research Council), 56% das mulheres e 17% dos adolescentes estão obesos ou com forte excesso de peso. As causas apontadas são as mesmas que nos países desenvolvidos como os Estados Unidos e o Canadá: má alimentação e falta de exercício físico.

«Passámos sem transição da fome à sobrealimentação sem nunca termos conhecido uma dieta equilibrada», comenta Krisela Steyn, professora e membro do MRC, que constata ainda uma forte resistência dos pacientes à ideia de perder peso. «Aqui, quando uma pessoa emagrece, pensam logo que tem sida ou tuberculose. Tem medo de ser estigmatizada ou de perder o emprego».

- Leia a matéria de capa assinada pela jornalista Nicole Guardiola, na edição de novembro da revista África21

1 comentário:

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

VENDE DE TUDO

CADEIRA DE ALIMENTAÇÃO

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=cadeira+de+alimentacao&IDCategoria=110

VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

Mais lidas da semana