quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

OIT – CABO VERDE PODE TORNAR-SE PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO LIVRE DO TRABALHO INFANTIL



RTP

Cabo Verde poderá tornar-se o primeiro país do mundo livre do trabalho infantil, disse hoje, na Cidade da Praia, um responsável da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Pedro Oliveira falava aos jornalistas à margem de um seminário nacional subordinado ao tema "O Combate ao Trabalho Infantil em Cabo Verde - Da Palavra à Ação", destinado aos sindicatos e promovido pela União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde - Central Sindical (UNTC-CS).

Segundo Pedro Oliveira, responsável pelas relações no contexto de luta mundial contra o trabalho infantil, as políticas sociais existentes em Cabo Verde apontam para um caminho "muito promissor" em matéria da erradicação do trabalho infantil.

"A maneira como se pretende avançar com a educação, alargando o período de escolaridade compulsória, assim como outras políticas nacionais, mostra que o país está a caminhar para uma situação em que a criança estará mais na escola e menos no trabalho", explicou Pedro Oliveira.

O representante da OIT, citado pela Inforpress, acrescentou que há todo um comprometimento político, dos sindicatos e do próprio setor produtivo, no sentido de garantir que as crianças estejam mais protegidas e não exploradas.

"A OIT tem a expetativa de que Cabo Verde talvez venha a ser o primeiro país do mundo livre do trabalho infantil", sublinhou Pedro Oliveira, salientando que há todo um comprometimento e engajamento político, dos sindicatos e do setor produtivo, para que as crianças estejam mais protegidas e não exploradas.

Contudo, defendeu uma "luta cerrada" contra a informalidade da economia, que, frisou, é um "grande entrave", pois gera menos emprego digno.

Pedro Oliveira, a este propósito, destacou o papel que os sindicatos têm desempenhado, e que podem ainda desempenhar, no quadro da luta contra o trabalho infantil.

Ao longo do seminário, os sindicalistas, que segundo Américo Pedro de Oliveira já estão sensibilizados para a questão da luta contra o trabalho infantil, vão trabalhar para definir mecanismos que permitam assumir um papel dentro da sociedade local.

Para já, a intenção é criar um plano de ação conjunto de fiscalização, para impedir que as crianças continuem a ser exploradas, disse Margarida Monteiro, coordenadora do Departamento dos Assuntos Laborais da UNTC-CS.

"Queremos, através das nossas estruturas sindicais, dar um combate nacional a esse mal e também aprofundar as discussões em todo o país para podermos sensibilizar as famílias para terem cuidado e ajudar as crianças na sua evolução", apontou.

2 comentários:

Anónimo disse...

o primeiro país do mundo livre do trabalho infantil?

Ué, e Cuba? Lá naquele paraíso existe trabalho infantil, é isso?

Anónimo disse...

Meu deus , dá tanto dor no coração em ver essa cena. Que deus as ilumine e as tire desse calvario ...

CRISTIANE
SALVADOR/BAHIA/BRASIL

Mais lidas da semana