sábado, 3 de dezembro de 2011

Angola - Cidadania: Dirigente apela sociedade para respeito aos direitos humanos



ANGOLA PRESS

Luanda – O secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe, apelou hoje, sexta-feira, em Luanda, a sociedade para que esteja sensibilizada para com o respeito aos direitos humanos, sendo esta o pilar de uma civilização.

Em declarações à imprensa, à margem de uma visita das jornadas alusivas às festividades do Dia Internacional dos Direitos Humanos, disse que todo e qualquer indivíduo é titular dos direitos humanos tendo assim a responsabilidade de promovê-los.

Acrescentou que a situação mais preocupante é a discriminação, pois muitos dos pacientes do Hospital Psiquiátrico são abandonados pelos seus parentes por não querem conviver com a patologia dos mesmos.

“A discriminação choca os direitos humanos, principalmente neste nível quando familiares se negam a dar apoio. Os pacientes passam um tempo no hospital, recebem o tratamento devido e logo depois das suas recuperação não têm para onde se dirigir”, frisou.

Segundo o dirigente, a função dos direitos humanos implica a mudança de atitude, contudo é necessário que as pessoas compreendam a importância do carinho familiar para a recuperação total do paciente.

Salientou, por outro lado, que a superlotação visível durante a visita nos hospitais Pediátrico David Bernardino e Psiquiátrico não se deve colocar culpa a ninguém.

“Em instância alguma os médicos ou a direcção dos hospitais podem mandar embora os doentes porque faz parte das suas obrigações receber os pacientes e dar-lhes o devido tratamento”, realçou.

Por este facto, segundo António Bento Bembe, há a precisão de se fazer mais visitas para que se compreenda como as instituições sanitárias funcionam.

“Eu tinha uma outra impressão antes de efectuar esta visita e saio daqui com uma visão muito diferente daquela que vim e percebo que a Psiquiatria precisa de mais cuidados porque no sector da saúde trata-se de três vertentes que são o físico, o psicológico e o social e esta instituição trata praticamente de sua maioria”, disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana