sábado, 3 de dezembro de 2011

Benguela: JOVENS PEDEM APROVAÇÃO URGENTE DA LEI NACIONAL DA JUVENTUDE



ANGOLA PRESS

Benguela – A aprovação urgente da Lei Nacional da Juventude e da política de Estado para os jovens, bem como a criação de um Instituto Nacional da Juventude são, entre outras, as recomendações saídas do Fórum Nacional da Juventude, encerrado sexta-feira, em Benguela, com a participação de mais de 300 jovens.

De acordo com o comunicado final do encontro, orientado pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muanduma, o Governo deve também facilitar a criação de programas sectoriais de forma a dar resposta célere às preocupações dos jovens, mediante a criação de fontes de financiamento, incluído a reactivação do Fundo de Apoio à Juventude.

Os jovens defenderam também a necessidade de abordagem específica dos problemas que afligem os jovens no meio rural, com vista a dirimir as dificuldades desta franja da sociedade.

Os participantes ao fórum recomendaram a promoção do associativismo juvenil e estudantil através de incentivos, tanto às associações como aos seus respectivos gestores associativos, com vista a promover o voluntariado juvenil.

No quadro do combate à violência doméstica, sinistralidade e abuso de drogas, os presentes ao fórum pediram ao Ministério da Juventude e Desportos que crie apoios para a implementação de projectos afins a nível nacional, no sentido estancar estes males.

Recomendaram ainda ao Ministério da Comunicação Social no sentido de criar programas com conteúdos educativos que promovam o civismo e a cidadania no seio da juventude.

Apelaram ainda à juventude em geral a proceder sempre com civismo e patriotismo e a trabalhar de forma unida para legitimar as instituições do Estado e consequentemente contribuir para consolidação do Estado democrático e de direito.

O fórum contou com a participação de representantes de associações juvenis de partidos políticos, instituições académicas e de outros membros da sociedade civil.

Sem comentários:

Mais lidas da semana