PNE - LUSA
Sidney, 12 dez (Lusa) - A Austrália vai acelerar a retirada das suas tropas do Afeganistão com a partida, em 2012, da maioria do contingente devido aos progressos alcançados na formação das forças de segurança afegãs, noticia hoje a imprensa local.
O Ministério da Defesa da Austrália tem em vista a partida, antes do final de 2012, de 750 dos 900 soldados destacados na província de Uruzgan, no sul do Afeganistão, que representam a maioria dos 1.500 militares australianos atualmente no Afeganistão, escreve hoje o Sydney Morning Herald, citando fontes oficiais anónimas.
Apesar da morte de 35 soldados desde 2001, a Austrália reafirmou o seu compromisso de respeitar o calendário para a retirada de todos os soldados definido pela NATO para o fim de 2014.
A primeira-ministra, Julia Gillard, deixou, porém, entender no mês passado que a partida da maioria das tropas australianas poderia ser antecipada, com a transferência antes do previsto das responsabilidades em matéria de segurança para as forças afegãs na província de Uruzgan.
Sem comentários:
Enviar um comentário