domingo, 18 de dezembro de 2011

BASÍLIO E RAMOS HORTA - LUSA E RTP ESTÃO A FAZER FÉRIAS EM TIMOR-LESTE?




ANA LORO METAN

Duas “enternecedoras” notícias vindas de Timor-Leste mostram o exemplar silêncio da delegação da Agência Lusa, alojada em Díli, acerca de problemas reais e o que destacadas individualidades dizem na abordagem à realidade timorense nesse aspeto, nada mais nada menos que o bispo de Baucau, Basílio Nascimento, e o presidente da república, Ramos Horta.

No original as notícias são, respetivamente, veiculadas no jornal timorense Timor Post e no Jornal Nacional Diário, ambas em tétum. Porém isso não significa que a agência Lusa não deva proceder à correspondente tradução e elaborar as notícias que nos deve. Atente-se que Barack Obama também não fala em português e a referida agência, seus correspondentes ou quem têm pelos EUA em representação elaboram as respetivas notícias. Quem diz Obama dirá outros e noutras circunstâncias. Se o silêncio é intencional ou se é devido a “dolce fare nient” por parte de quem está na representação da Lusa em Díli não sabemos. Numa ou noutra causa sabemos que é grave e que esta situação já se arrasta há tempos demais para que não se refira publicamente e não se exija que a Lusa faça aquilo que tem de fazer naquele país (cobrir a atualidade) ou então que se retire e poupe ao erário público português o que se estima em mais de uma centena de milhares de euros por ano. O mesmo se passando com a delegação da RTP também em Díli, sendo que essa empresa pública acaba por gastar muito mais… O trabalho que apresentam não justifica tal investimento. Isso é indiscutível.

De vez em quando, quer o esforço e voluntarismo de timorenses possibilitar que em blogue leitores portugueses interessados, e não só, tomem conhecimento de uma pequena franja da atualidade timorense. Este é quase sempre, se não sempre, o caso do Timor Hau Nian Doben. Com tradução do tétum para português de Zizi Pedruco podemos ficar a saber através dos exemplos acima mencionados que o bispo Basílio deu conta da sua indignação e preocupação no Centro de Convenções de Díli, onde a Lusa e a RTP se devia ter deslocado mas não o fez, ou se fez… de seu trabalho não sabemos de nada.

CORRUPÇÃO E BURACOS

Informa o Timor HauNian Doben, em português, que o bispo afirmou que “os corruptos envergonham Timor-Leste” e que as “estradas continuam esburacadas”.

A “Transparência Internacional demonstra que a corrupção em Timor Leste é mesmo muito grande”, declarou o bispo.

Segundo o referido blogue o bispo também afirmou sobre as estradas "Nós estamos um bocado preocupados porque, durante este tempo o governo já tapou os buracos mas fizeram-no sem qualidade", lamentou o Bispo.” Mais diz.

Sobre a corrupção, não sendo novidade para quem tem estado atento ao que se passa em Timor-Leste, o que se estranha é que seja novidade e só agora motivo de vergonha e preocupação para o bispo ou para quem quer que se disponha e observar e analisar as faustosas boas vidas da elite AMP que o bispo e a igreja timorense apoiaram. À margem do prejuízo para o conhecimento que a Lusa nos proporciona ao silenciar estas declarações, a sensatez de quem observa como pode o que tem acontecido e vai acontecendo em Timor-Leste deve permitir-se duvidar da sinceridade do bispo e se ele agora fala é porque na realidade a corrupção é bem maior do que pudéssemos imaginar. Basílio Nascimento não precisa de esperar pelos resultados da Transparência Internacional para saber como é gigantesca a corrupção no seu país. Em português corrente podemos dizer que o bispo “acordou tarde”, que “tarde pias”, que ele tem responsabilidades ao facilitar a eleição de uma súcia de malfeitores para a sociedade timorense que se acoitaram na AMP. Apesar de tudo as declarações do bispo sobre a catastrófica corrupção que abunda em Timor-Leste, alapada desde o cargo mais elevado da elite AMP até ao funcionário mais comezinho, valem pela denúncia e correlativa importância que dão às suas palavras. É uma denúncia que tarda, mas é uma denúncia útil a justar a muitas outras mais.

Sobre o mau estado dos caminhos (chamar aquilo estradas é hilariante) queixa-se o bispo que o governo tapa os buracos mas passados dias eles voltam. Pois voltam. Outra coisa não seria de esperar do trabalho dos “empreiteiros” amigos do PM Gusmão, do PR Horta e da AMP. Mas se o bispo pedir para ver quanto é que foi pago a esses amigos “empreiteiros” decerto que ficará mais esclarecido sobre a razão de existir tanta corrupção. Como dizia uma figura em cargo elevado na ONU em viagem que fizemos juntos por caminhos de Timor-Leste: “Estes buracos têm valido ouro para os do governo e seus amigos empreiteiros.” Afinal todos sabem. Só a chamada KAK (Comissão Anti-Corrupção) e a justiça timorense é que não sabem de nada… E o bispo também está a fazer de conta que de nada sabia.

As reações de Xanana Gusmão e de todos que no governo ou fora dele têm possibilidades de combater a corrupção e se dizem surpreendidos, chocados, etc., etc., mais não é que hipocrisia e conluio com os corruptores e corruptos, sendo mais que evidente que com toda a legitimidade se admite que esses mesmos são igualmente parte integrante do vasto exército de corruptos que opera em Timor-Leste. Mais difícil é sabermos quem de entre todos eles é honesto.

ESTUDANTES NO CHÃO, POVO DE RASTOS

Noutra notícia, das duas que acima salientámos, a tradução de Zizi Pedruco deixa-nos perceber o título PR Horta: "Mandato do governo AMP está a acabar e estudantes ainda se sentam no chão".

Saliente-se este parágrafo da tradução publicada no Timor Hau Nian Doben, em que Ramos Horta até parece que se lamenta: " Eu não compreendo estas situações que continuam a surgir, se calhar as prioridades do governo não estão certas, por exemplo: se nós queremos melhorar a educação, nós temos de consertar as escolas e tem de haver água potável e também cadeiras," declarou o PR Horta aos jornalistas na passada quarta-feira, dia 14 de fevereiro, no Centro de Convenções de Díli, quando foi interrogado sobre o desenvolvimento durante a governação da AMP no ano de 2011.”

Abordando a estupefação de Ramos Horta: Esta é a "prova provada" de que Ramos Horta tem sido um PR de faz de conta e que, como o bispo Basílio, acorda tarde e a más horas sobre as realidades do país. Quando acorda. Decerto porque assim optou. Pior é que com seus silêncios e ignorâncias escancarou portas ao vasto exército de incompetentes e de corruptos. Nada seria de admirar que o governo de Xanana Gusmão, sobejamente apoiado pelo presidente Ramos Horta, até possua faturas e recibos referentes ao dobro das cadeiras e mesas que existe por todas as escolas do país, e o que mais se quiser.

Ramos Horta não tem nada de que se admirar. Deve, isso sim, de ele próprio pedir perdão aos timorenses por ser cúmplice da miséria em que os timorenses sobrevivem. Não são só os estudantes sentados no chão que devem impressionar Ramos Horta mas sim todo um povo em vasta maioria está de rastos, que tem sido despojado daquilo que lhe pertence e lhe é proporcionado pela mãe-natureza, os petrodólares. Se não fosse permitido às elites roubarem já haveria cadeiras, haveria mais empregos, mais e muito melhores estradas, mais e melhor saúde, mais e melhor alimentação, menos carências, menos fome e, obviamente, muito menos novos ricos com as contas bancárias a abarrotar em bancos que decerto estão situados fora de Timor-Leste. Afinal, Ramos Horta impressiona-se por falta de assentos para os estudantes porque razão? Ele tem a obrigação de saber para onde vai todo esse dinheiro. O que não deve é, agora, no final do mandato do governo AMP, fazer-se inocente e ingénuo. Tal atitude faz lembrar os que ficam à porta a ver roubar e depois aparentam grande admiração quando lhes falam sobre o roubo.

“LAVAR" DINHEIRO

Foi referido há tempos, talvez há dois meses, que tinha sido detetado uma senhora no aeroporto de Darwin com umas largas centenas de milhares de USdólares provenientes de Timor-Leste. Foi no Timor Hau Nian Doben que em exclusivo foi anunciado. Posteriormente a PNN pegou na notícia (salvo erro). Notícia que foi muitos dias depois atabalhoadamente desmentida por um elemento do governo de Xanana Gusmão… A contra informação é impressionante porque a versão, apesar de indicar corresponder à verdade mas com erros de pormenores, passou a circular em jeito de boato, mais conhecido pelo fácil “rumor” em Timor-Leste. Daí ao descrédito foi um passo e ficou tudo abafado…  O que aqui se deve perguntar é se acaso tal não aconteceu no aeroporto de Díli, resultando da deteção da “correio” do membro do governo o recuo e opção de daquela vez não embarcar para Darwin… O presidente Ramos Horta, que tanto sabe, nada saberá sobre este caso? E de outros? Ninguém sabe nada disto mas o dinheiro vai sendo “lavado”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Oh ANA LORO METAN,

Admiramos o seu silêncio relativamente à Casa Europa, está em risco de derrocada e nem uma palavra.
O Sr. embaixador da UE está a construir uma casa em frente ao mar para ficar bem instalado, mas os 62 milhões de Euros para gastar em Desenvolvimento Rural, não se vê nada.
Parte desse dinheiro deveria ser gasto em estradas e aqui a Lucrécia não consegue vislumbrar nada.
Enfim em Timor existem pessoas que roubam bem mais que os Timorenses!!!

Beijinhos da Querida Lucrécia

Ema_Lulic disse...

Prosecutor-General Ana Pessoa said corruption cases not only happened within the current Government led by Prime Minister Xanana Gusmao, but it
also happened in former Frerilin party’s office term. Some corruption cases which happened within the former government have not been taken to the
court as its process has not yet been completed, she said. Pessoa did not mention the type of the case, but she said the Public Prosecution would
identify all these cases. She affirmed that corruption happened within the anterior Government being filled, but corruption mostly happened within the
current government. According to her, the numbers of corruption cases happened within the current Government are filled every day.

Ema_Lulic disse...

Prosecutor-General Ana Pessoa said corruption cases not only happened within the current Government led by Prime Minister Xanana Gusmao, but it
also happened in former Frerilin party’s office term. Some corruption cases which happened within the former government have not been taken to the
court as its process has not yet been completed, she said. Pessoa did not mention the type of the case, but she said the Public Prosecution would
identify all these cases. She affirmed that corruption happened within the anterior Government being filled, but corruption mostly happened within the
current government. According to her, the numbers of corruption cases happened within the current Government are filled every day.

Mais lidas da semana