terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Brasil: ASSASSÍNIOS POR ARMAS DE FOGO EM 2010 ASCENDEM A 35 MIL



DESTAK - LUSA

O número de pessoas assassinadas por arma de fogo no Brasil, em 2010, ascendeu a 35.233, indicam os dados preliminares do Ministério da Saúde, divulgados na segunda-feira pela Agência Brasil.

O número corresponde a 70,5 por cento dos 49.932 assassínios cometidos no último ano. Considerando outros tipos de morte violenta, como suicídios e acidentes, as armas de fogo causaram 38 mil vítimas no Brasil em 2010.

Apesar de ser considerada alta, a taxa de homicídios por arma de fogo no Brasil caiu quando comparada com 2009, ano em que foram contadas cerca de 36.600 mortes.

Os dados foram divulgados pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, durante um seminário sobre desarmamento, controlo de armas e prevenção da violência, promovido pela representação das Nações Unidas no Brasil em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Segundo Luiz Paulo Barreto, apesar das políticas de segurança pública do Ministério da Justiça, acidentes domésticos, conflitos por causa do trânsito e disputas entre vizinhos continuam a provocar mortes devido à disponibilidade de armas de fogo.

Na opinião do responsável, é preciso reduzir o número de armas de fogo nas mãos de civis.

Desde a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003, o governo brasileiro promoveu diversas campanhas para recolher as armas que estão nas mãos da população, o que permitiu uma redução de cerca de 10 por cento no número de mortes causadas por este tipo de arma.

Sem comentários:

Mais lidas da semana