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São Paulo, 29 dez (Lusa) - As missões empresariais organizadas pelo Governo brasileiro em 2011, que promoveram rondas de negócios com mais de 230 empresas do país, aumentaram em 363 milhões de dólares as exportações brasileiras, segundo informações da Agência Brasil.
O número é fruto dos negócios fechados em cinco missões: República Dominicana, China, México, América do Sul (Peru, Colômbia, Chile e Venezuela) e Sul de África (Angola, Moçambique e África do Sul).
"As missões comerciais brasileiras têm sido extremamente positivas. A cada comitiva, o país consolida a dinâmica bilateral do comércio existente ou inicia intercâmbio comercial", avaliou o coordenador de Imagem e Acesso aos Mercados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ricardo Santana.
De acordo com Santana, hoje o Brasil posiciona-se como mercado atrativo. "No passado tínhamos muitas necessidades e hoje temos solução", considerou.
Com a crise a gerar incertezas, o Brasil optou por apostar mais na diversificação, com a prospeção de novos destinos para as exportações.
O objetivo, porém, esbarra num aumento na concorrência no comércio internacional. "Não somos os únicos a estar interessados em novos negócios. Tudo está cada vez mais competitivo", destacou o coordenador da Apex-Brasil.
A próxima missão empresarial organizada pela Apex-Brasil em conjunto com os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e das Relações Exteriores será para a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, em fevereiro de 2012.
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