terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Brasil – Pará: Trabalhadores são demitidos após paralisação em hidreletrica de Belo Monte




Ao menos 80 trabalhadores foram demitidos das obras de Belo Monte nesta segunda-feira (12). A dispensa ocorre após nova paralisação dos canteiros de obras no final de semana.

Segundo informações do Movimento Xingu Vivo para Sempre, a manifestação aconteceu em função do não cumprimento dos acordos feitos com os trabalhadores, como o adiantamento dos salários antes do recesso de final de ano.

Os operários também pediram por mudanças na baixada, que é o tempo de retorno para suas cidades. O contrato com o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBE) prevê que os operários trabalhem seis meses direto sem voltar para casa. Os trabalhadores querem que este tempo diminua para três meses.

A demissão ocorre depois a negociação trabalhista da categoria com a empresa. Firmado na semana passada, o acordo apontou pelo menos três meses de estabilidade para todos os operários da obra de Belo Monte.

Assim como no caso dos trabalhadores demitidos em novembro, os afastamentos de agora foram realizados com a presença da Polícia Militar. Os operários foram embora das obras de Belo Monte em ônibus oficiais. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana