terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Brasil terá a quinta maior economia do mundo antes de 2015 -- ministro da Fazenda



GL – LUSA, com foto

São Paulo, 27 dez (Lusa) - O ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o Brasil deverá alcançar o posto de quinto maior e economia do mundo antes de 2015, prazo previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

"O FMI prevê que o Brasil será a quinta economia em 2015, mas acredito que isso ocorrerá antes", declarou o ministro, assinalando que a velocidade de crescimento do Brasil é, hoje, o dobro da registada na Europa.

"É inexorável que nós passemos a França e no futuro, quem sabe, a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor", disse Mantega, citado pelo jornal O Estado de São Paulo.

O ministro afirmou que, entre 2003 e 2010, o crescimento anual do Produto Interno Bruto brasileiro ficou perto dos 4,5 por cento, patamar que espera ser retomado em 2012.

"O importante é que estaremos crescendo mais em 2012 do que em 2011", disse o ministro brasileiro, que previu para o próximo ano uma taxa de câmbio mais favorável às exportações e um crédito mais barato.

Mantega voltou a dizer que, apesar do crescimento económico, o Brasil ainda precisa melhorar o padrão de vida da população.

Na segunda-feira, um estudo do Centro de Pesquisa para Economia e Negócios (CEBR, em inglês), publicado pelo jornal The Guardian, indicou que o Brasil já se tornou a sexta maior economia global, tendo ultrapassado o Reino Unido.

Sem comentários:

Mais lidas da semana