terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cabo Verde: Autárquicas arrancam oficialmente com MpD a divulgar lista parcial de candidatos



JSD - LUSA

Cidade da Praia, 13 dez (Lusa) - O processo das eleições autárquicas em Cabo Verde arrancou oficialmente hoje, com o maior partido da oposição a divulgar a lista parcial dos candidatos à votação prevista para o final do primeiro semestre de 2012.

O "pontapé de saída" foi dado por José Luís Livramento, membro da Comissão Política Nacional e da Comissão Permanente do Movimento para a Democracia (MpD), partido que venceu as autárquicas de maio de 2008, quando conquistou 12 das 22 câmaras, embora uma delas (Sal) através de um independente.

Trata-se de Jorge Figueiredo que, juntamente com Ulisses Correia e Silva (Cidade da Praia), Manuel de Pina (Ribeira Grande de Santiago - ou Cidade Velha) e Augusto Neves (São Vicente), voltam a contar com o apoio do partido liderado por Carlos Veiga para novo mandato.

Em conferência de imprensa, José Luís Livramento indicou que, para já, são 10 os candidatos já aprovados pela direção do MpD, devendo, no prazo máximo de duas semanas, serem conhecidos os restantes 12, que aguardam por uma avaliação final das estruturas partidárias regionais e nacionais.

O partido "ventoinha" é, para já, o único a apresentar os candidatos às autárquicas, onde se apresentará em todas as câmaras, aguardando-se que as restantes forças políticas também o façam.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), que também se apresentará nas 22 edilidades e venceu 10 em 2008, já indicou que anunciará os candidatos em breve.

As restantes forças políticas - UCID, PTS e PSD - não deverão, em princípio, concorrer em todas as câmaras, prevendo-se que haja a possibilidade de cidadãos independentes se apresentarem na corrida, embora nada haja ainda de concreto.

A 18 de maio de 2008, o MpD venceu as câmaras da Cidade da Praia, Santa Catarina, Tarrafal, São Domingos, São Miguel e Ribeira Grande (todas na ilha de Santiago), Maio (Maio), Boavista (Boavista), Ribeira Grande e Porto Novo (Santo Antão) e São Vicente (São Vicente), bem como a do Sal.

O PAICV, por seu lado, venceu as restantes 10: Santa Cruz, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos (Santiago), Mosteiros, Santa Catarina e São Filipe (Fogo), Brava (Brava), Paul (Santo Antão) e São Nicolau e Tarrafal (São Nicolau)

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana