terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Estado do Rio de Janeiro entrará com ação por danos ambientais contra a Chevron



FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 06 dez (Lusa) - O Estado do Rio de Janeiro anunciou hoje que entrará com um pedido de indemnização por danos ambientais, no valor de 150 milhões de reais (62,4 milhões de euros), contra a norte-americana Chevron, pelo derrame de petróleo na Bacia de Campos.

A ação civil pública, a interpor pela Procuradoria-Geral do Estado, baseia-se na perícia feita por técnicos do Instituto Brasileiro de Protecção ao Meio Ambiente (Ibama), segundo informações da imprensa local.

O relatório do Ibama considerou o acidente, que começou no dia 8 de novembro num poço de petróleo na Bacia de Campos, como um "dano ambiental grave".

O derrame aconteceu no campo de Frade, na Bacia de Campos, a 120 quilómetros da costa do Rio de Janeiro, numa plataforma operada pela Chevron.

De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, serão utilizados ainda dados sobre espécies marinhas e micro-organismos que constam no próprio relatório da Chevron, formulado para obter a licença ambiental de operação.

O estado do Rio de Janeiro também exigiu à empresa que contrate uma firma de auditoria internacional independente para fiscalizar a sua capacidade de executar o plano de emergência apresentado à agência reguladora.

No mês passado, a Chevron recebeu três multas, cada uma no valor de 50 milhões de reais (cerca de 20,5 milhões de euros).

A empresa foi penalizada pelos danos ambientais provocados pelo derrame e também pela falta de informação prestada sobre o acidente, além das deficiências apresentadas no plano de emergência executado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana