terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Irão - Ahmadinejad: Relatório da AIE sobre armas nucleares tem carácter político



DESTAK - LUSA

O presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, desvalorizou hoje o último relatório da Agência Internacional de Energia que acusa o seu país de tentar produzir armas nucleares, por considerar que o mesmo tem um caráter político.

"É um relatório muito político, sem prova ou evidência, estão sempre a falar e a acusar-nos, já dissemos várias vezes que não necessitamos de bombas atómicas. Eles mesmo têm bombas atómicas e utilizaram-nas várias vezes contra o resto da humanidade", disse.

As declarações de Mahmud Ahmadinejad tiveram lugar no âmbito de uma entrevista para o programa Dossier transmitida em direto desde o Palácio presidencial de Teerão pelo canal estatal Venezuelana de Televisão.

O presidente do Irão vincou que o relatório "não tem valor jurídico", é "uma justificação para mais pressão" junto do Irão e acusou a União Europeia e os Estados Unidos de se oporem a qualquer governo e povo independente.

Por outro lado acusou Washington de desencadear guerras para salvar a sua economia e questionou como é possível "aceitar que os Estados Unidos seja porta-voz da liberdade", sendo o maior exportador de armas do mundo, recordando que há países do Médio Oriente que são intocáveis por serem "amigos" dos EUA.

Mahmud Ahmadinejad acusou o governo norte-americano de desejar exterminar o seu país, mas nunca ter tido oportunidade de o fazer, sublinhando não acreditar "que exista alguma pessoa que tenha valentia para ordenar um ataque militar ao Irão".

Sobre a recente captura, em território iraniano, de uma aeronave norte-americana não tripulada, comentou que "agora temos o controlo do avião".

"Aqui (Irão) há pessoas que puderam controlar este avião espia e podem analisar o seu sistema. O sistema do Irão é tão avançado como o desse avião. Tivemos muitos avanços, muitos progressos nos nossos aviões não tripulados e de todas maneiras temos agora esse avião espia", frisou.

Disse ainda que "os norte-americanos pensam que os iranianos não podem usar esse avião, mas vão conhecer muito mais sobre as possibilidades e habilidades do nosso país".

Sem comentários:

Mais lidas da semana