terça-feira, 6 de dezembro de 2011

POLÍCIA RUSSA VOLTA A FAZER DETENÇÕES DE MANIFESTANTES DA OPOSIÇÃO



JM - LUSA

Moscovo, 06 dez (Lusa) - Centenas de pessoas, fundamentalmente jovens, voltaram hoje a juntar-se no centro da capital russa, em protesto contra a "falsificação de eleições" e a exigir a "demissão de Putin".

A polícia de choque, que tinha cercado a zona antes do início da manifestação, começou a bloquear e a deter militantes da oposição russa quando começaram a gritar: "Rússia sem Putin!", "Vergonha!" e "É uma vergonha ser bófia!".

Os agentes arrancaram manifestantes do meio da multidão e puxaram-nos para camionetas estacionadas no local. Algumas delas já abandonaram a praça rumo a esquadras situadas em vários bairros de Moscovo.

Entre os numerosos detidos encontra-se Boris Nemtsov, antigo ministro do governo do Presidente Boris Ieltsin e um dos atuais dirigentes da organização Solidariedade.

Desta vez, os militantes da oposição foram recebidos por centenas de apoiantes da organização juvenil Nossos, criada pelo Kremlin, que tocam tambores e gritam "Rússia!", "Putin!".

A poucos quilómetros deste local, cerca de dez mil pessoas manifestaram apoio ao primeiro-ministro e Presidente russos, Vladimir Putin e Dmitri Medvedev, respetivamente.

"Não cederemos nem um palmo das nossas ruas! Porque somos uma equipa! Porque fazemos tudo corretamente!", declarou um dos oradores, Andrei Voroviov, dirigente da Rússia Unida.

"Temos inimigos, não são os partidos políticos que disputaram as eleições connosco, mas os que querem pôr em causa a opção do povo, destruir a paz e a concórdia na sociedade", afirmou Andrei Morozov, vice-presidente da actual câmara baixa do parlamento russo.

A oposição ao Kremlin está a realizar manifestações de protesto também em São Petersburgo.

Na segunda-feira, depois de uma das maiores manifestações da oposição sem representação parlamentar em Moscovo, a polícia deteve mais de 300 militantes, muitos dos quais continuam na prisão.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana