quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MIGUEL RELVAS DESTACA BOM ESTADO DE RELAÇÕES ENTRE PORTUGAL E MOÇAMBIQUE



RTP

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, defendeu hoje que as relações entre Portugal e Moçambique são "fortes, saudáveis e têm uma perspetiva de crescimento" muito grande.

As relações entre Portugal e Moçambique são relações de séculos, muito fortes, sólidas e ricas", disse Miguel Relvas, adiantando existir uma "grande vontade de transformar em soluções eventuais problemas".

O ministro desvalorizou um eventual impacto negativo do arrastar do "dossier Cahora Bassa nas relações entre os dois países", afirmando que essas questões "terão que naturalmente ser ultrapassadas".

Miguel Relvas, que hoje chegou a Maputo, capital de Moçambique, falava após um encontro que manteve com o ministro moçambicano na Presidência para Assuntos da Casa Civil, António Sumbana.

"Estivemos a olhar para projetos futuros", disse, apontando as áreas da educação e da formação como as que poderão acolher essas iniciativas, e concluindo ter sido "um encontro muito frutuoso".

De acordo com o programa da sua visita distribuído em Lisboa pelo seu gabinete, Miguel Relvas participa hoje numa conferência sobre "Futuro da televisão nos países de língua portuguesa", organizada pela RTP e semanário Sol, no qual intervirão também o ex-ministro Nuno Morais Sarmento e o moçambicano Nelson Saúte.

Na sexta-feira, o ministro português manterá um encontro com o primeiro-ministro moçambicano, Aires Ali, e participa na sessão de abertura de um seminário sobre Financiamento do Investimento em Moçambique.

Na segunda-feira, último dia da sua visita a Moçambique, Miguel Relvas é recebido pelo Presidente Armando Emílio Guebuza.

Nessa manhã, visita a Escola Portuguesa e estará na cerimónia de entrega à TVM dos equipamentos cénicos e conteúdos oferecidos pela RTP, a que se segue a assinatura de um Protocolo entre RTP, TVM e Universidade Eduardo Mondlane, para atribuição de bolsas para estágios na Academia da estação pública portuguesa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana