terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Moçambique-África do Sul: GOVERNOS ASSINAM SETE ACORDOS DE COOPERAÇÃO



ANGOLA PRESS

Maputo - Os governos de Moçambique e da África do Sul assinaram hoje (terça-feira) em Maputo sete acordos de cooperação, incluindo sobre a segurança marítima e telecomunicações, visando aprofundar os laços políticos e económicos.

Os acordos foram celebrados no quadro da visita de Estado que o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, realiza hoje e na quarta-feira a Moçambique, a primeira do género desde que ascendeu à chefia do Estado em 2009.

Os dois governos assinaram um acordo que cria a Comissão Bilateral de Cooperação, sobre consultas diplomáticas, um memorando de entendimento no domínio florestal e indústrias florestais e um memorando de entendimento sobre segurança marítima.

Foram ainda assinados um memorando de entendimento para a área da cooperação, um acordo sobre frequência de bandas e um acordo na área de artes e cultura.

Na conferência de imprensa que se seguiu à assinatura dos entendimentos pelos ministros dos respectivos pelouros, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano, Oldemiro Baloi, afirmou que os acordos traduzem o sentimento de que "é possível aos dois países fazerem mais pela cooperação bilateral".

"As relações com a África do Sul são excelentes, mas é possível fazer mais para o aproveitamento do potencial de cooperação que existe entre os dois países", assinalou Oldemiro Baloi.

O chefe da diplomacia moçambicana realçou a importância do acordo na área da segurança marítima, enfatizando que o mesmo "irá contribuir para o estancamento de um mal com impacto negativo na vida e economias dos países da África Austral".

Por sua vez, a ministra das Relações Internacionais e Cooperação sul-africana, Maitê Mashabana, também se congratulou com os laços muito fortes entre os dois países, como demonstram o facto de a África do Sul ser o maior parceiro comercial de Moçambique e principal investidor.

Maitê Mashabana defendeu o estabelecimento de parcerias entre empresários dos dois países, como forma de equilibrar a balança comercial, neste momento favorável à África do Sul.

"Há uma assimetria no comércio bilateral, que favorece a África do Sul, e o caminho para se corrigir isso passa por desenvolver projectos empresários conjuntos", sublinhou a chefe da diplomacia sul-africana.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana