sábado, 10 de dezembro de 2011

Novo Governo da Líbia disponível para perdoar a quem lutou ao lado de Kadhafi



RCS – LUSA

Tripoli, 10 dez (Lusa) - O primeiro-ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), Moustapha Abdeljalil, disse hoje que as novas autoridades líbias estão dispostas a perdoar aos membros das forças de Muammar Kadhafi que lutaram contra os rebeldes.

"Somos capazes de perdão e de tolerância, somos capazes de absorver os nossos irmãos que combateram contra os revolucionários e nós também somos capazes de absorver todos aqueles que cometeram um ato ou uma palavra contra a revolução", disse, numa conferência em Tripoli sobre a justiça e a reconciliação.

"A tolerância e a reconciliação são um princípio muçulmano", acrescentou.

Moustapha Abdeljalil falava numa conferência em Tripoli sobre a justiça e a reconciliação, a primeira do género desde que o CNT declarou a 23 de outubro a libertação total da Líbia.

Delegados dos principais grupos étnicos e tribos do país, bem como representantes do Qatar e da Tunísia, participaram na conferência.

A revolta contra o regime do coronel Muammar Kadhafi começou em meados de fevereiro e rapidamente se transformou numa guerra civil, entre as forças do ex-líder líbio, por um lado, e os revolucionários, por outro, apoiados pela NATO desde março.

Os novos líderes da Líbia terão de enfrentar a difícil tarefa de dissolver as milícias armadas de ex-revolucionários que fazem a lei nas ruas do país desde a queda do regime de Muammar Kadhafi, em agosto.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana